Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.
Abstract
Introdução: O leite materno é o alimento adequado para crianças nos primeiros meses de vida. O padrão de aleitamento materno pode estar relacionado ao estado nutricional de crianças e adolescentes. A escolaridade, idade materna e a presença de filhos anteriores também podem estar relacionadas com a duração da amamentação.
Objetivo: Avaliar a relação entre o tempo de aleitamento materno com o estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS.
Métodos: Estudo transversal realizado na unidade de internação pediátrica e no ambulatório de nutrição pediátrica do HCPA com 106 crianças e adolescentes. Os participantes foram avaliados através da caderneta da criança, instrumento formulado para o estudo e avaliação antropométrica.
Resultados: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação ao estado nutricional quando comparado com aleitamento materno, aleitamento materno exclusivo, tempo de amamentação exclusiva e tipo de leite utilizado após a interrupção do aleitamento materno exclusivo. Também não foram encontradas diferenças em relação ao tempo de aleitamento materno exclusivo quando comparado com idade da mãe no nascimento do bebê, escolaridade materna e filhos anteriores.
Conclusão: Não foi encontrada associação estatisticamente significativa entre as variáveis analisadas. Entretanto, os dados percentuais sugerem que o aleitamento materno exclusivo pode influenciar positivamente no perfil nutricional das crianças, que mães com maior escolaridade e mães que possuem filhos anteriores amamentam exclusivamente por mais tempo.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Copyright (c)
ISSN: 2357-9730
Apoio Financeiro:


The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.