Correlação da mamografia com o exame clínico e incidência do câncer de mama na população de Xangri-Lá/RS

Nilton Leite Xavier, Lara Rech Poltronieri, Carlos José Goi Junior

Abstract


Introdução: Foram publicados na Revista Brasileira de Mastologia dados importantes sobre a população feminina de Xangri-Lá/RS, demonstrando alta incidência de câncer de mama.

Objetivos: Avaliar as mulheres de Xangri-Lá através do exame clínico das mamas (ECM) e da mamografia (MMX). Estimar a incidência e a prevalência do câncer de mama no período de 2008 e 2009.

Métodos: Estudo transversal de base populacional, 811 mulheres do município de Xangri-Lá/RS foram incluídas. Categorizamos o ECM e a MMX em alterado e normal. Além disso, a amostra foi dividida em faixas etárias para o cálculo de sensibilidade (S), especificidade (E), prevalência (P) e valores preditivos (VP) do ECM em relação à MMX. Foi calculado incidência e prevalência do câncer de mama.

Resultados: A taxa bruta de incidência de câncer de mama para o ano é de 79,1/100.000 mulheres, e a taxa de prevalência é de 8/1000 mulheres. O ECM e a MMX parecem ser mais acurados no grupo de mulheres com mais de 50 anos. Confirmaram-se 5 casos de câncer de mama, um linfoma e uma hiperplasia atípica focal.

Discussão: Os nossos dados mostraram uma maior S e VP do ECM comparado com a MMX nas mulheres com faixa etária superior a 50 anos. Trata-se de uma população com alta incidência e prevalência de câncer de mama.

Conclusões: A incidência bruta anual do câncer de mama mostrou-se alta, porém é o esperado para o Estado. Além disso, trata-se de uma população com alta frequência de fatores de risco.


Keywords


câncer de mama; mamografia; exame clínico das mamas



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.