Metas internacionais de segurança do paciente em hospital universitário

Luisa Franciscatto, Camila Karsburg Bessow, Juliana Vasconcelos de Abreu Ruzczyk, Marina Amaral de Oliveira, Mariza Machado Kluck

Abstract


 

Introdução: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) deseja conquistar o reconhecimento internacional para a sua qualidade de atendimento através do Programa de Acreditação Internacional da Joint Commission International (JCI).

Objetivo: analisar o capítulo de metas de segurança da avaliação diagnóstica no manual de acreditação internacional, e propor planos de ação para correção das não conformidades identificadas na avaliação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

Métodos: para a elaboração desse estudo, analisamos: o Manual da Acreditação Internacional da JCI, o Relatório da Avaliação Diagnóstica realizada pelo CBA na etapa de preparação do HCPA para a Acreditação e o artigo "O HCPA e o Programa de Acreditação Hospitalar Internacional".

Resultados: a primeira meta (Identificação correta dos pacientes) apresenta 5 quesitos – 1 avaliado como não conforme e 4 como parcialmente conformes; a segunda meta (Comunicação efetiva) tem 4 quesitos – 1 não conforme e 3 parcialmente conformes; a terceira meta (Segurança dos medicamentos de alta vigilância) apresenta 2 quesitos – ambos avaliados como não conformes; a quarta meta (Cirurgia segura) tem 4 quesitos – todos avaliados como não conformes; a quinta meta (Higienização das mãos) tem 3 quesitos - 2 conformes e 1 parcialmente conforme; a sexta meta (Queda do paciente) tem 3 quesitos – 1 não conforme e 2 parcialmente conformes.

Conclusão: os cuidados referentes à segurança do paciente são um dos setores mais deficitários do HCPA. Enquanto a avaliação geral de todos os quesitos encontrou 55,2% dos padrões avaliados como conforme, 19,5% como parcialmente conforme e 23,6% como não conforme, a avaliação dos quesitos das metas de segurança do paciente encontrou apenas 9,5% avaliados como conforme, 47,6% como parcialmente conforme e 42,9% como não conforme.


Keywords


Acreditação internacional; metas de segurança



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.