Metas internacionais de segurança do paciente em hospital universitário

Autores

  • Luisa Franciscatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Karsburg Bessow Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS
  • Juliana Vasconcelos de Abreu Ruzczyk
  • Marina Amaral de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS
  • Mariza Machado Kluck Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

Palavras-chave:

Acreditação internacional, metas de segurança

Resumo

 

Introdução: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) deseja conquistar o reconhecimento internacional para a sua qualidade de atendimento através do Programa de Acreditação Internacional da Joint Commission International (JCI).

Objetivo: analisar o capítulo de metas de segurança da avaliação diagnóstica no manual de acreditação internacional, e propor planos de ação para correção das não conformidades identificadas na avaliação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

Métodos: para a elaboração desse estudo, analisamos: o Manual da Acreditação Internacional da JCI, o Relatório da Avaliação Diagnóstica realizada pelo CBA na etapa de preparação do HCPA para a Acreditação e o artigo "O HCPA e o Programa de Acreditação Hospitalar Internacional".

Resultados: a primeira meta (Identificação correta dos pacientes) apresenta 5 quesitos – 1 avaliado como não conforme e 4 como parcialmente conformes; a segunda meta (Comunicação efetiva) tem 4 quesitos – 1 não conforme e 3 parcialmente conformes; a terceira meta (Segurança dos medicamentos de alta vigilância) apresenta 2 quesitos – ambos avaliados como não conformes; a quarta meta (Cirurgia segura) tem 4 quesitos – todos avaliados como não conformes; a quinta meta (Higienização das mãos) tem 3 quesitos - 2 conformes e 1 parcialmente conforme; a sexta meta (Queda do paciente) tem 3 quesitos – 1 não conforme e 2 parcialmente conformes.

Conclusão: os cuidados referentes à segurança do paciente são um dos setores mais deficitários do HCPA. Enquanto a avaliação geral de todos os quesitos encontrou 55,2% dos padrões avaliados como conforme, 19,5% como parcialmente conforme e 23,6% como não conforme, a avaliação dos quesitos das metas de segurança do paciente encontrou apenas 9,5% avaliados como conforme, 47,6% como parcialmente conforme e 42,9% como não conforme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-30

Como Citar

1.
Franciscatto L, Bessow CK, Ruzczyk JV de A, Oliveira MA de, Kluck MM. Metas internacionais de segurança do paciente em hospital universitário. Clin Biomed Res [Internet]. 30º de janeiro de 2012 [citado 29º de março de 2024];31(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/21146

Edição

Seção

Artigos Especiais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)