Perfil Nutricional de Pacientes com Fibrose Cística em um Centro de Referência no Sul do Brasil

Autores

  • Juliane Silva Pereira Acadêmica do Curso de Nutrição da UFRGS
  • Gabriele Carra Forte Acadêmica do Curso de Nutrição da UFRGS
  • Míriam Isabel Souza dos Santos Simon Serviço de Nutrição e Dietética. Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
  • Michele Drehmer Departamento de Medicina Social da UFRGS. Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
  • Estela Beatriz Behling Departamento de Pediatria e Puericultura da UFRGS. Centro de Estudos em Alimentação e Nutrição do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Palavras-chave:

Fibrose cística, estado nutricional, pediatria

Resumo

INTRODUÇÃO: A Fibrose Cística (FC) é uma doença genética caracterizada pela insuficiência pancreática, doença pulmonar obstrutiva crônica e desnutrição. A manutenção de um bom estado nutricional está associada à maior sobrevida desses pacientes. OBJETIVO: Caracterizar o perfil nutricional dos pacientes com FC em acompanhamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.  METODOLOGIA: Estudo transversal com pacientes fibrocísticos até 18 anos de idade. A avaliação antropométrica consistiu de dados de peso, estatura, índice de massa corporal (IMC), circunferência muscular do braço e dobra cutânea tricipital. O diagnóstico nutricional foi estabelecido segundo critérios da Cystic Fibrosis Foundation Pediatric Nutrition Consensus Report. A ingestão alimentar foi avaliada pelo recordatório de ingestão habitual e comparada com os valores da Recommended Dietary Allowance (RDA). Os dados foram estratificados e comparados por faixa etária. RESULTADOS: Foram avaliados 82 pacientes e a prevalência de eutrofia foi de 73,2%. A média do percentil de IMC foi significativamente menor nos pacientes acima de 12 anos (p=0,007). Observou-se ainda que 9,8% dos pacientes apresentaram depleção significativa do tecido adiposo e 7,3% do tecido muscular. Quanto à ingestão alimentar, a mediana encontrada foi de 127% (IQ: 105; 153) da RDA. A média do % da RDA foi menor nos pacientes maiores de 12 anos (p=0,038) CONCLUSÕES: Os resultados do presente estudo caracterizam a população em bom estado nutricional, demonstrando uma boa adesão ao tratamento dietético. Quando categorizados por idade, observa-se um pequeno declínio dos indicadores antropométricos e da ingestão alimentar nos pacientes maiores de 12 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-27

Como Citar

1.
Pereira JS, Forte GC, Simon MIS dos S, Drehmer M, Behling EB. Perfil Nutricional de Pacientes com Fibrose Cística em um Centro de Referência no Sul do Brasil. Clin Biomed Res [Internet]. 27º de julho de 2011 [citado 29º de março de 2024];31(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/20815

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)