Papel da supervisora de enfermagem na captação de córneas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Autores

  • Solange Pilati
  • Vera Maria Bruxel HCPA
  • Claudia Beatriz Nery HCPA
  • Diovane Ghignatti da Costa HCPA
  • Rosalba Righi HCPA

Palavras-chave:

Supervisão de enfrmagem, córneas, abordagem familiar

Resumo

Em 2004 foi criado, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Banco de Olhos, e as Supervisoras de Enfermagem foram convi-dadas a participar do processo de captação de córneas. Este estudo tem por objetivo evidenciar o resultado dessa participação e dar visibilidade às etapas desse processo à comunidade acadêmica e profissional. Trata-se de um estudo descritivo, com uma análise quan-titativa das ocorrências de óbitos no Hospital durante o ano de 2006, bem como das entrevistas com os familiares e das captações de córneas realizadas nesse período. Das 68 captações de córneas realizadas, as supervisoras tiveram participação em 75%, o que com-prova sua importância nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Pilati

Enfermeira formada pela UFSM, especialista em enfermagem oncológica SBEO, especilaista em adulto crítico pela UFRGS. Supervisora do GENF.

Downloads

Publicado

2007-11-06

Como Citar

1.
Pilati S, Bruxel VM, Nery CB, Costa DG da, Righi R. Papel da supervisora de enfermagem na captação de córneas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Clin Biomed Res [Internet]. 6º de novembro de 2007 [citado 18º de abril de 2024];27(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/2035

Edição

Seção

Artigos Originais