Efeito do Extrato Aquoso de ilex paraguariensis Sobre o Metabolismo de Ratos Machos

Gabriela Lima Pedroso, Roberta Hack Mendes, Karla Persh, Matheus Parmegiani Jahn, Luiz Carlos Kucharski

Abstract


INTRODUÇÃO: Vários estudos têm apontado Ilex paraguariensis (erva-mate) como coadjuvante no manejo da obesidade. O objetivo do estudo foi avaliar ingestão alimentar, peso corporal, volume da diurese, quantidade de gordura abdominal, triglicérides e colesterol total plasmáticos de ratos Wistar machos tratados com extrato aquoso de Ilex paraguariensis.

MÉTODOS: Formaram-se dois grupos de seis animais cada, um controle e outro tratado. O tratado recebia extrato de Ilex paraguariensis e o controle, água para hidratação. Todos receberam ração padrão. Para o preparo do extrato da erva, misturava-se 1 L de água aquecida à 80 ºC e 70 g de erva-mate. Em 15 minutos, essa mistura era coada. Após 8 semanas, os animais foram colocados em gaiolas metabólicas para avaliar a ingestão alimentar e hídrica e o volume de diurese e fezes. Nesse período, foi aferido o peso, foram coletadas amostras de sangue para quantificar triglicérides e colesterol e a gordura abdominal foi dissecada após a morte dos animais. Na análise estatística, foi utilizado o teste t de Student para o tratamento de todos os resultados, e P < 0,05 foi considerado significativo.

RESULTADOS: Ingestão alimentar e hídrica, diurese, fezes e peso dos animais não apresentaram qualquer diferença significativa, assim como os níveis de triglicérides. A quantidade de gordura abdominal, assim como os níveis de colesterol, foi significativamente menor nos animais tratados.

CONCLUSÃO: O extrato da erva-mate parece ter influência sobre o metabolismo dos lipídios sem interferir no peso corporal nem na ingestão alimentar e hídrica.

 


Keywords


Mate, Ilex paraguariensis, peso corporal, ratos Wistar



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.