Dependentes de Crack com Sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Consomem Mais Substâncias Psicoativas

Autores

  • Maria Graça Castro Instituto Abuchaim
  • Rosemeri Siqueira Pedroso UFRGS
  • Renata Brasil Araujo Hospital Psiquiátrico São Pedro

Palavras-chave:

crack, TDAH, drogas, dependência

Resumo

Introdução: Sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) são frequentes em usuários de substâncias psicoativas, entre eles os dependentes de crack/cocaína.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de sintomas de TDAH em dependentes de crack hospitalizados em uma unidade de dependência química.

Método: A amostra por conveniência foi formada por 101 dependentes de crack do sexo masculino que faziam uso de outras substâncias, com idades variando entre 18 e 52 anos (27,38 ± 7,76). Foram utilizadas Adult Self-Report Scale (ASRS) para avaliar os sintomas do critério A para TDAH, e entrevista clínica para investigar os demais critérios e o uso de substâncias.

Resultados: Usando a idade de 7 anos 8 (7,9%) sujeitos apresentaram sintomas de TDAH, quando o critério de idade foi 12 anos, 13 (12,9%) dos sujeitos apresentaram estes sintomas. Este grupo iniciou mais cedo o uso de álcool (P =0,038), consumia mais crack (133,38 pedras por semana; P =0,004) e cocaína (80,64 g; P =0,017).

Conclusão: A prevalência encontrada apesar de ser inferior àquela demonstrada em outros estudos, aponta para a importância do diagnóstico desta comorbidade que apresenta implicações no perfil de uso de substâncias e demanda uma terapêutica sinérgica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Graça Castro, Instituto Abuchaim

Psiquiatra, residência no Hospital Psiquiátrico São Pedro, título de especialista ABP. Mestre em Psicologia Clínica PUCRS. Professora da Pós-graduação Lato sensu em Psiquiatria do Instituto Abuchaim.

Rosemeri Siqueira Pedroso, UFRGS

Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS, Doutoranda de Psiquiatria UFRGS.

Renata Brasil Araujo, Hospital Psiquiátrico São Pedro

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela PUCRS. Cordenadora do Programa de Dependência Química e Terapia Cognitivo-Comportamental do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Downloads

Publicado

2010-07-26

Como Citar

1.
Castro MG, Pedroso RS, Araujo RB. Dependentes de Crack com Sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Consomem Mais Substâncias Psicoativas. Clin Biomed Res [Internet]. 26º de julho de 2010 [citado 28º de março de 2024];30(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/13327

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)