AVALIAÇÃO INDIVIDUAL E CORRELAÇÃO DOS MARCADORES SOROLÓGICOS E DO TESTE DE AMPLIFICAÇÃO DE ÁCIDO NUCLÉICO PARA OS VÍRUS DA HEPATITE B E HEPATITE C NA TRIAGEM DE DOADORES DE UM BANCO SANGUE DE PORTO ALEGRE - RS

Mellyzie Assucena de Souza Calegaro, Deborah Veiga Santos, Cristine Blume Brietzke, Laura Vicedo Jacociunas

Abstract


Introdução: A hemoterapia consiste no tratamento terapêutico através da transfusão sanguínea, assim se faz necessária a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade para minimizar os riscos transfusionais aos doadores e receptores. No estudo foi avaliada a prevalência de marcadores sorológicos para Hepatite B e C em um banco de sangue de Porto Alegre- RS, e a correlação entre a sorologia e o teste NAT.

Métodos: Estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo realizado através da análise das informações dos doadores de sangue em banco de dados de um Banco de Sangue de Porto Alegre, nos anos de 2017 e 2018, avaliando resultados da sorologia e o teste NAT para hepatite B e Hepatite C.

Resultados: Das 17.181 doações de sangue, o total de bolsas sorologicamente reagentes foi 162 (0,94%) reagentes para o Anti-HBc, 20 (0,12%) amostras foram positivas para o HbsAg e 62 (0,36%) reagentes para o Anti-HCV. Apenas 4 (0,02) amostras foram reagentes simultaneamente para o Anti-HBC e para o HbsAg, as quais foram também positivas no teste NAT. Já o teste NAT nas amostras reagente para Hepatite C, corresponderam a 18 (0,10%).

Conclusões: A evolução da biotecnologia vem auxiliando a biossegurança nas transfusões de sangue. Considerando que a implementação do teste NAT é relativamente recente nos bancos de sangue, sugere-se mais estudos com períodos diferentes de tempo para a pesquisa de resultados satisfatórios, além disso, possibilitando elucidar ainda mais os resultados voltados à segurança transfusional e a associação dos testes sorológicos e o teste NAT nos bancos de sangue.


Keywords


Sorologia, Nat, Hepatites, Banco de sangue, Hemoterapia



Copyright (c) 2021 Clinical & Biomedical Research

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

 

 

Apoio Financeiro:

 


Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.