CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A EXPERIÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE DE PORTO ALEGRE (RS)

Autores

  • Dóris Soares Blesmann Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Roger dos Santos Rosa Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Recursos humanos em saúde, desenvolvimento de recursos humanos, treinamento em serviço, ensino superior

Resumo

O setor de saúde tem absorvido progressivamente mais estudantes para compor seu quadro de recursos humanos como forma de adequar-se às crescentes demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetiva-se apresentar como algumas mudanças do setor de saúde têm impactado a formação profissional, exigindo articulações entre as esferas de gestão, de atenção à saúde, de ensino e de controle social. Para verificar como os estudantes estão percebendo sua inserção no SUS, foi realizada uma pesquisa com estagiários do Programa
Municipal de Controle da Dengue da Prefeitura Municipal de Porto Alegre no ano de 2004. Utilizou-se a técnica de grupos focais para a discussão de quatro temas: processo saúde-doença, saúde pública, inserção no SUS e intersetorialidade. Os resultados demonstraram dificuldades na articulação entre trabalho e ensino e na inserção das práticas de estágio no SUS. As transformações decorrentes dessas constatações demandam mudanças na própria estruturação dos estágios.
Unitermos: Recursos humanos em saúde, desenvolvimento de recursos humanos, treinamento em serviço, ensino superior

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

1.
Blesmann DS, Rosa R dos S. CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A EXPERIÊNCIA DOS ESTAGIÁRIOS DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE DE PORTO ALEGRE (RS). Clin Biomed Res [Internet]. 4º de março de 2020 [citado 28º de março de 2024];25(1-2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100803

Edição

Seção

Artigos Originais