Entre obras

Autores

  • Ana Amália Tavares Bastos Barbosa Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo / SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.52612

Palavras-chave:

Narrativa verbovisual, mediação em espaços expositivos para alunos com necessidades especiais. / Verbovisual narrative, mediation in places of exhibition for students with special needs.

Resumo

Num instigante depoimento verbovisual a artista e professora Dra. Ana Amália Barbosa comenta ações de mediação realizadas com seus alunos cadeirantes – a maioria tetraplégicos e mudos, com paralisia cerebral. Aborda o contexto em que desenvolve o trabalho, mostrando, por meio de uma narrativa verbal e imagética, as visitas realizadas desde 2009 a diferentes espaços expositivos da cidade de São Paulo (SP), incluindo o Instituto Tomie Ohtake, o SESC Pompeia, o Jardim das Esculturas no Parque da Luz, o Museu de Arte Moderna no Parque Ibirapuera, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), a Galeria do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e o Memorial da América Latina. Tais ações envolvem um trabalho de preparação e se desdobram em outras atividades após as visitas. A autora ressalta as aprendizagens realizadas a partir dessas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Amália Tavares Bastos Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo / SP

Artista plástica e arte/educadora formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) em 1991. Estudou História da Arte na Texas University at Austin, Design na School of Visual Arts e Litografia na Columbia University em Nova Iorque/EUA. Fez diversos cursos extracurriculares no Brasil com professores como Paulo Portella, Carmela Gross, Evandro Carlos Jardim, Carlos Fajardo, Paulo Von Poser e Carlos Basualdo, entre outros. Fundou a empresa "Arteducação Produções", sendo parte da equipe desde 2001. Atuou na área de ensino de línguas como professora e tradutora de Inglês. É mestre e doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Defendeu a tese “Além do corpo: uma experiência em arte/educação” em maio de 2012. Atualmente desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado da UNESP/SP sob orientação da Dra. Rosangella Leote. Em 2 de julho de 2002 teve um acidente vascular cerebral de tronco e como sequela adquiriu a síndrome do locked in, ou seja, ficou tetraplégica, muda e disfágica mas inteiramente consciente e com a cognição plenamente preservada.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

BARBOSA, A. A. T. B. Entre obras. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 3, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.52612. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/52612. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Depoimento verbovisual