Em busca de práticas decolonizadoras: WITRAL o tear mapuche e suas abordagens didáticas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.92907Palavras-chave:
Witral tear mapuche. Didática das Artes Visuais. Decolonização.Resumo
Este artigo sistematiza a experiência de uma disciplina opcional do curso de pedagogia em artes visuais da Universidade Metropolitana de Ciências da Educação do Chile, a qual tem como objetivo aprender a técnica de Witral a partir de seus aspectos técnicos, simbólicos e culturais. A abordagem tem sido feita com um pequeno grupo de participantes que deseja experimentar os costumes das mulheres mapuches no seu exercício diário de tecer. Apresenta-se uma reflexão teórico-prática da técnica do tear e seus significados no espaço escolar a partir do desenho de estratégias didáticas para diferentes níveis educacionais. Esta experiência pretende, por um lado, ser um complemento à formação de um(a) professor(a) de artes visuais com uma identidade cultural e patrimonial da cultura mapuche. Por outro lado, é um aporte para a construção de uma identidade profissional pedagógica que valorize a herança e as culturas originais do Chile a partir de referentes conceituais decolonizadores, permitindo uma reflexão didática das possíveis aplicações que o Witral pode ter na formação artístico-artesanal de crianças e jovens estudantes.Downloads
Referências
BECCO, Alejandra. Arte mapuche. Buenos Aires: Artemisa, 2017.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre el colonialismo. Madrid: AKAL, 2015.
FIADONE, Alejandro. Simbología Mapuche en territorio tehuelche. Buenos Aires: Maizal, 2007.
GIODANO, Cristina. Telar vertical del pueblo mapuche. Buenos Aires: Editorial Guadal, 2016.
MASTANDREA, María. Telar mapuche de pie sobre la tierra. 4ª edición. Buenos Aires: Guadal, 2008.
MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007.
PARENTINI, Luis Carlos. Introducción a la etnohistoria mapuche. Santiago de Chile: Ediciones de la Dirección de Bibliotecas, Archivos y Museos, 1996.
RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Sociología de la imagen: miradas ch´ixi desde la historia andina. 2. reimp. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Santiago de Chile: LOM, 2013.
TARANTO, Enrique; MARÍ, Jorge. Manual de telar mapuche. Buenos Aires: Maizal, 2007.
TARANTO, Betty; MARÍ, Jorge. Manual de telar mapuche el mestizaje. Buenos Aires: Maizal, 2014.
TUHIWAI SMITH, Linda. A descolonizar las metodologías: investigación y pueblos indígenas. Santiago de Chile: LOM, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.