Projeto CraftCabanyal: ações participativas de craftivismo na construção de obras artísticas reivindicativas a partir da iconografia de um lugar
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.103583Palavras-chave:
Craftvismo. Arte participativa. Espaço privado/público. CraftCabanyal. Iconografia.Resumo
A partir do diálogo entre a arte e o artesanato observamos um crescimento de ações artísticas através de processos colaborativos a partir de lema “Faça você mesmo”, surgindo assim ações artísticas de Craftvismo, movimento que parte do cruzamento entre o artesanal e o ativismo. Surge uma nova forma de se relacionar com o espaço público, potenciando um ativismo político através de novas estratégias para a produção artística, convertendo a criação em uma ação social integrada a diversas pessoas que vivem em um contexto determinado. Abordaremos algumas ações artísticas colaborativas e, especificamente, apresentamos o projeto artístico colaborativo CraftCabanyal, realizado na cidade de Valência, Espanha.
Downloads
Referências
BLANCO, Paloma. Prácticas artísticas colaborativas en la España de los años noventa. Desacuerdos sobre arte, políticas y esfera pública en el Estado español, [s. l.], n. 2, p. 188-205, 1989. Disponível em: http://ayp.unia.es/dmdocuments/des_c02.pdf. Acesso em: 17 abr. 2014.
CRAFTCABANYAL. Proyectos. CraftCabanyal, València, 2013. Disponível em: http://craftcabanyal.espai214.org/. Acesso em: 9 mar. 2017.
CROCHET CORAL REEF. Project. Crochet Coral Reef, Los Angeles, 2020. Disponível em: http://crochetcoralreef.org/satellite/chicago.php. Acesso em: 14 mar. 2017.
DUQUE, Félix. Arte público y espacio político. Madrid: Akal, 2001.
ECHEVERRÍA, María Clara. Hábitat vs vivienda: mirada crítica al viviendismo. In: LA CONSTRUCCIÓN DEL HÁBITAT POPULAR: EXPERIENCIAS DE INTERVENCIONES URBANAS, ARQUITECTÓNICAS, TECNOLÓGICAS, Y PEDAGÓGICAS, 1., 2003, Bogotá. Anais […]. Bogotá: Universidad la Gran Colombia, 2003.
GARRIDO, Alfredo P. El arte comunitario: origen y evolución de las prácticas artísticas colaborativas. Arteterapia, Madrid, v. 4, p. 197-211, 2009. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/ARTE/article/view/9641. Acesso em: 4 maio 2015.
LIPPARD, Lucy R. Mirando alrededor: dónde estamos y dónde podríamos estar: modos de hacer. Arte crítico, esfera pública y acción directa. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2001.
MARTÍNEZ, Emilio; SILVA DOS SANTOS, Fabiane. Una herramienta de resistencia: Cabanyal Archivo Vivo: el archivo digital como estrategia de resistencia frente a las inercias urbanísticas de destrucción del patrimonio. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN PATRIMONIAL, 2., 2014, Madrid. Actas […]. Madrid: IPCE: OEPE, 2014. p. 689-702.
MORRIS, William. Arte y sociedad industrial. Valencia: Fernando Torres Editor, 1977.
RANCIÈRE, Jacques. El espectador emancipado. Buenos Aires: Manantial, 2010.
SALVEM EL CABANYAL. Historia. Salvem el Cabanyal, València, 2020. Disponível em: http://www.cabanyal.com/. Acesso em: 9 mar. 2017.
SENNETT. Richard. Artesanía, tecnología y nuevas formas de trabajo. Barcelona: Katz Editores, 2013.
SILVA DOS SANTOS, Fabiane. Mujer, casa y nuevos medios: el arte de tejer en red, una propuesta experimental artística neomedial. 2015. Tesis (Doctorado en Artes Visuales) – Universitat Politècnica de València, València, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10251/58774. Acesso em: 9 mar. 2017.
SILVA DOS SANTOS, Fabiane El arte participativo, acciones reivindicativas y colaborativas que buscan la cohesión social: de lo local a lo global. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ARTES VISUALES, 3., 2017, València. Actas […]. València: ANIAV, 2017 Disponível em: http://dx.doi.org/10.4995/ANIAV.2017.6340. Acesso em: 17 mar. 2019.
URBAN KNITTING BARCELONA. Home. Urban Knitting Barcelona, Barcelona, 2014. Disponível em: http://urbanknittingbarcelona.blogspot.com.es/. Acesso em: 12 mar. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.