Mediações culturais e contaminações estéticas

Autores

  • Mirian Celeste Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE), São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.52575

Palavras-chave:

Mediação cultural, contaminação estética, arte, acesso cultural. / Cultural mediation, aesthetic contamination, art, cultural access.

Resumo

Mediação, uma palavra-valise, carregada de significações. Junte-se a ela outra palavra – cultura, e tem-se um baú de significações que perpassam por diversos conceitos e atuações. Cientes da diversidade e da riqueza dos múltiplos olhares possíveis a este emaranhado e complexo conteúdo, nos debruçamos para pinçar algumas de suas dimensões. Talvez o âmago desta proposição esteja conectado à busca de objetivos: Por que mediamos? Para ensinar arte ou para propor encontros significativos com ela? Pode a mediação cultural ser compreendida como contaminação estética? Estas são inquietações que atravessam o Grupo de Pesquisa “Mediação cultural: contaminações e provocações estéticas”. Neste artigo, parte-se de “medicações poéticas” para iniciar uma conversa silenciosa com o leitor. Virus, memes e contaminações desatam os fios que movem a pesquisa e se revelam na construção do livro “pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos” (2014). Apresenta também uma leitura dos principais termos presentes no índice remissivo que evidenciam um modo de pensar a medição cultural como ação e não como função. Uma advertência ao leitor: “Agite-se antes de ler”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Celeste Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE), São Paulo/SP

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde coordena os Grupos de pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas. Professora aposentada do Instituto de Artes/UNESP. Atuou também na Faculdade Santa Marcelina e no Espaço Pedagógico. Foi presidente da Associação de arte-educadores do Estado de São Paulo (1985-1989) e secretária da FAEB - Federação de arte-educadores do Brasil. Dentre suas publicações destaca-se a co-autoria de Teoria e Prática do Ensino de Arte (FTD2011) que faz parte do PNBE-Professor do Ministério da Educação. Co-autora de Por trás da cena, projeto aprovado e financiado pelo Petrobrás Cultural (2010). Tem mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999).

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

MARTINS, M. C. Mediações culturais e contaminações estéticas. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 3, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.52575. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/52575. Acesso em: 28 mar. 2024.