#OfuturoÉfake?Kkkkk O tempo passa e a queda é sempre no mesmo buraco?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.99783

Palavras-chave:

Ciberarte/Educação. (Des)colonização midiática. Massificação. Mente analógica. Mente digital.

Resumo

Análise de aspectos históricos brasileiros, que colocam à baila os ecos de nossa herança colonialista, cujo legado se apresenta como elemento fundamental na (de)formação da identidade e por conseguinte  na capacidade da expressão estético-digital na contemporaneidade, no tocante ao (des)comprometimento com o desenvolvimento da consciência crítica em prol da autogovernança. A década de 1990 no Brasil marca a transição da mente analógica para a mente digital, cujo processo de transição está imbrincado na tessitura com nossa herança colonialista, que se vincula com os processos tecnológicos de produção e “culturalização” no tocante à espetacularização e exploração humana. O objetivo central é refletir acerca de respostas e/ou questões que se apresentam na cartografia do ontem, do hoje sobre a estética digital que se assevera rumo ao amanhã. 

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Biografia do Autor

Fernanda Pereira da Cunha, Universidade Federal de Goiás –– UFG, Goiânia/GO

Possui graduação em Educação Artística — Licenciatura Plena pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG). Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos temas: Intermídia, Cultura Digital, e-Arte/Educação. Foi vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) Interdisciplinar em Performances Culturais (EMAC/UFG) (2014-2016). É professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Música (EMAC/UFG). É coordenadora do Curso de Especialização em Arte/Educação Intermidiática (EMAC/UFG).

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

CUNHA, F. P. da. #OfuturoÉfake?Kkkkk O tempo passa e a queda é sempre no mesmo buraco?. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.99783. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/99783. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias