Políticas públicas e estratégias de fomento para as artes indígenas: o modelo australiano
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.94294Palavras-chave:
Arte indígena. Políticas públicas. Austrália. Arte e política.Resumo
O presente texto aborda as estratégias de fomento às artes indígenas desenvolvidas na Austrália, que incluem premiações, um código de conduta comercial, apoio do governo federal às cooperativas indígenas, entre outras medidas. O caso australiano é único no mundo, em termos do grau de institucionalização, visibilidade e valorização que os artistas aborígenes atingiram. Nesse sentido, oferece um contraste interessante para se refletir sobre o contexto latino-americano. Também suscita questões de cunho ético e político, em se tratando de um país com passado colonial tão violento.Downloads
Referências
ALTMAN, John. Brokering Aboriginal art: a critical perspective on marketing, institutions and the state. Melbourne: Deakin University/Melbourne Museum, 2005.
CARUANA, Wally. Aboriginal art. London: Thames; New York: Hudson, 2003.
CLARK, Deborah e JENKINS, Susan (Orgs.). Culture warriors: australian indigenous art triennial. Camberra: National Gallery of Australia, 2007.
DODSON, Mick; ALLEN, David; GOODWIN, Tim. The role of the Central Land Council in Aboriginal land dealings. Camberra: Australian Agency for International Development, 2008.
DUSSART, Françoise. The politics of ritual in an Aboriginal settlement: kinship, gender and the currency of knowledge. Washington D.C.: Smithsonian Institute Press, 2000.
EATOCK Cathy; MORDAUNT, Kim. Copyrites. Documentário. Australian Film Finance Corporation Limited, 1997. 53 minutos.
GOLDSTEIN, Ilana Seltzer. Do 'tempo dos sonhos' à galeria: arte aborígine australiana como espaço de diálogos e tensões interculturais. 2012. 344 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/281040>. Acesso em: 20 ago. 2018.
HEALY, Jacqueline. A fragile thing: marketing aboriginal art from remote areas. 2005. Tese (doutorado) – School of Art History, Cinema, Classics and Archeology, Universidade de Melbourne.
HEINICH, Nathalie. Le triple jeu de l’art contemporain. Paris: Éditions de Minuit, 1998.
JANKE, Terri; QUIGGIN, Robynne. Indigenous cultural and intellectual property and customary law. Aboriginal Customary Laws. Background Paper 12. Darwin: Northern Territory Law Reform Committee, 2003.
JOHNSON, Vivien. Papunya painting out of the desert. Camberra: National Museum of Australia Press, 2006.
KLEINERT, Sylvia & NEALE, Margo (eds). The Oxford Companion to Aboriginal Art and Culture. Melbourne: Oxford University Press, 2000.
McCULLOCH, Susan; CHILDS, Emily. McCulloch´s contemporary Aboriginal Art: the complete guide. Melbourne: Australian Art Books, 2009.
MORPHY, Howard. Becoming art: exploring cross cultural categories. Sydney, University od South Austrália Press, 2008.
MUNDINE, Djon. White Face/Black Mask. Artlink, v. 25, n. 3, 2005.
MUNDINE, Djon. The Aboriginal Memorial: we have survived. In: LEARY, Karen (Org.). World of dreaming: traditional and modern art of Australia [catálogo]. Camberra: National Gallery of Australia; São Petersburgo: State Hermitage Museum, 2000.
MYERS, Fred. Painting culture: the making of an aboriginal high art. Durham: Duke University Press, 2002.
SCHMIDT, Chrischona. Beyond suffering: the significance of productive activity for Aboriginal Australians. Honour Thesis apresentada ao Departmento de Antropologia da Universidade de Sydney, 2005.
WRIGHT, Felicity. The Art & Craft Centre Story, Volume One. A survey of thirty-nine Aboriginal community art and craft centres in remote Australia. Woden, Desart Inc., Aboriginal & Torres Strait Islander Commission, 1999.
WRIGHT, Felicity. The Art & Craft Centre Story, Volume Three. Good Stories from out bush: examples of best practice from Aboriginal art and craft centres in remote Australia. Woden, Aboriginal & Torres Strait Islander Commission, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.