O componente educativo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.92898Palavras-chave:
Epistemologia da arte. Educação política. ColonialismoResumo
As práticas artísticas compartilham componentes comuns com muitas outras práticas humanas, o tipo e a predominância dos diferentes componentes do artístico variam de acordo com seu contexto sócio-histórico. Essas diferenças históricas têm obedecido regularmente aos interesses dos grupos hegemônicos relacionados aos processos de colonização. Considera-se importante buscar práticas artísticas que enfatizem seus componentes libertadores, entre outros, o componente educacional.Downloads
Referências
ACHA, Juan. Introducción a la teoría de los diseños. México, Trillas, 2004.
BAL, Mieke. El esencialismo visual y el objeto de los Estudios Visuales. Estudios Visuales, n. 2, p. 11-41, dic., 2004.
BOURDIEU, Pierre. Razones prácticas: sobre la teoría de la acción. Barcelona, Anagrama, 1999.
CABRERA, Ramón. Una pedagogía de la incertidumbre. s. l., s. n.
CAMNITZER, Luis. Didáctica de la liberación: arte conceptualista latinoamericano. Bogotá: Fundación Gilberto Álzate Avendaño, Instituto Distrital de las Artes IDARTES, 2012.
GADAMER, Hans. La actualidad de lo bello. Barcelona: Paidós, 2009.
GUASCH, Anna María. Los Estudios Visuales. Un estado de la cuestión. Estudios Visuales Volumen, v. 1, p. 8-16, nov., 2003.
MANDOKI, Katya. Genealogía de la matriz artística. Cátedra de Artes, v. 1, p. 37-45, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Una epistemología del sur: la reinvención del conocimiento y la emancipación social. México: Siglo XXI; CLASCO, 2009.
SHINER, Larry. La invención del arte: una historia cultural. Barcelona: Paidós, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.