Emoticons e Letramento Visual: Pedagogia da Imagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.89140Palavras-chave:
Emoticons. Letramento visual. Leitura de imagem.Resumo
Você está em silêncio e, de repente, seu telefone celular emite um som avisando que chegou mensagem pelo aplicativo whatsapp, popularmente conhecido com zap. Por um momento, a atividade que se realiza é interrompida. Não se lê nenhuma palavra escrita; aparece apenas figurinha (conhecida como emoji, emoticon ou smile) avisando que a resposta que se esperava é positiva. Sem nenhuma palavra escrita ou gravada, você - e eu também – entendemos que tudo está bem resolvido. A partir dessa contextualização, tomando por base a força da imagem como comunicação e, ainda, a facilidade de acesso às novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos dispositivos móveis, o presente artigo tem como objetivo propor reflexões sobre a utilização de imagens para a comunicação sem palavras, porém repleta de significados partilhados.
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