Para escutar os ecos do legado de Noemia de Araújo Varela

Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo

Resumo


Escutar os ecos do legado de Noemia de Araújo Varela exige um olhar questionador para a História da Arte/Educação, reconhecendo o papel singular das mulheres nesse campo de ensino, aprendizagens e pesquisas. Nesse sentido, o presente ensaio destaca aspectos do pensamento noemiano por meio do fragmento de uma entrevista reveladora de seus pensares e fazeres.

Palavras-chave


História da Arte/Educação. Fazeres e Pensares. Legado de Noemia Varela.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Flávia Camargo Leal. Escolinha de Arte da UFRGS (1960-2011): história, fundamentos e ressonâncias com o Movimento Escolinhas de Arte. Porto Alegre: UFRGS, 2019. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/189607/001090077.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 jun 2019.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CASTELO BRANCO, Guilherme. Anti-individualismo, vida artista: uma análise não-fascista de Michel Foucault. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo. (Orgs.). Para uma vida não-fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 143-151.

BURKE, Peter. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2. ed. Campinas: Pontes, 2007.

READ, Herbert. Educação pela arte. São Paulo: Martins Fonte, 1982.

SILVA, Franklin Leopoldo. O conhecimento de si. São Paulo: Casa da Palavra, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92913

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Revista GEARTE

ISSN 2357-9854 | e-ISSN 2596-3198 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

http://www.seer.ufrgs.br/gearte

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.