Desenho infantil e o Ensino de Artes Visuais: desenhando com crianças com deficiência intelectual

Autores

  • Liane Carvalho Oleques Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.92301

Palavras-chave:

Desenho Infantil. Ensino das Artes Visuais. Deficiência Intelectual.

Resumo

Qual a importância de saber sobre o desenvolvimento e as características do desenho na infância? Como esse desenho se desenrola diante de especificidades, como a deficiência intelectual? E como ensinar crianças com deficiência a desenhar? Este trabalho aborda questões acerca do desenho infantil, seu desenvolvimento e características, além de contar com estratégias de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. Pesquisadores do desenho infantil, como Luquet (1969) e Duarte (2011), fornecem a base teórica, nesse trabalho, necessária à compreensão dessas questões. É apresentado um pequeno recorte da coleta de dados da pesquisa de doutorado, mostrando a experiência de ensino e aprendizagem de desenho com Beta, menina de 13 anos, usuária da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de uma cidade do Sul do Brasil, onde foram realizadas as atividades de desenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Carvalho Oleques, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC

Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bolsista CAPES/FAPESC. Mestre em Artes Visuais pela mesma Universidade, ambos na Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais. Possui Graduação e Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi membro do Grupo de Pesquisa Imagem, Arte e Desenho na Escola, GIADE, e do Laboratório de Pesquisa em Desenho Infantil e Adolescente, LabDIA. Atuou como professora na Educação Infantil, Fundamental, Ensino Superior e Educação Especial. Atualmente trabalha como professora de Artes Visuais na APAE/PALHOÇA.

Referências

BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos. Além do corpo: uma experiência em Arte/Educação. São Paulo: Cortez, 2014.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Desenho infantil e seu ensino a crianças cegas: razões e método. Curitiba: Insight, 2011.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat; PIEKAS, Mari Ines. Vocabulário pictográfico para educação inclusiva. Curitiba: Insight, 2013.

LUQUET, Georges-Henri (1927). O desenho infantil. Porto: Do Minho,1969.

OLEQUES, Liane Carvalho. Imagem e palavra: um estudo do desenho infantil em um caso de surdez profunda. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.

OLEQUES, Liane Carvalho. Uma possibilidade de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2017.

WILSON, Brent; Wilson, Marjorie. Uma visão iconoclasta das fontes de imagens nos desenhos de crianças. In: BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

OLEQUES, L. C. Desenho infantil e o Ensino de Artes Visuais: desenhando com crianças com deficiência intelectual. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 3, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92301. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92301. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais na Infância