O caminho percorrido por mais uma GEARTEana: a docência e a pesquisa, trajetórias convergentes

Autores

  • Rosana Fachel de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.92180

Palavras-chave:

Pesquisa. Docência. Educação.

Resumo

Esse artigo apresenta minha caminhada acadêmica e profissional. Nessa trajetória meu engajamento em projetos de pesquisa, vinculados ao grupo de pesquisa GEARTE/UFRGS (Grupo de Pesquisa em Arte e Educação - UFRGS) foi imprescindível para tornar-me uma professora-pesquisadora. O contato com a pesquisa ainda na graduação, como bolsista de Iniciação Científica, a realização do curso de Especialização, do Mestrado e, recentemente, do curso de Doutorado foram momentos de muito aprendizado. As coletas e análises de dados, o estudo de teorias e a produção e publicação de artigos me constituíram como pesquisadora. Desde o meu ingresso como professora da Rede Pública de Ensino na Educação Básica, meu olhar analítico está vinculado a minha prática docente. Nesse texto, conto um pouco dessa trajetória e reitero que, ministrar aulas e pesquisar são ações indissociáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Fachel de Medeiros

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Habilitação Séries Iniciais (2004) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Habilitação Educação Infantil (2006). Especialista em Educação Infantil (2007), Mestre (2010) e Doutora em Educação e Artes Visuais (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU-UFRGS). Professora da Educação Básica ministra a disciplina de Artes no município de Canoas/RS. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq).

Referências

BECKER, Fernando, MARQUES, Tania B. M. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010.

CAMPOS, Ricardo. Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: Uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, n. 63, p. 113-137, 2010.

MARTINS, Miriam Celeste. O sensível olhar-pensante: premissas para a construção de uma pedagogia do olhar. ARTEunesp, São Paulo, v.9, p.199-217, 1993.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Leitura de imagens na Educação Infantil: imagens de arte na sala de aula. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 285-295.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Desenhos animados em sala de aula: Tom e Jerry e Bob Esponja Calça Quadrada uma análise comparativa. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n.1, p. 157-174, 2011.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Projeto: Docência na disciplina de Artes. Revista do Professor, Belo Horizonte, 110. ed. 2012.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Brincar e aprender. Revista do Professor, Belo Horizonte, 109. ed., 2012.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Produções de sentido em Bob Esponja Calça Quadrada. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, Lorena, v. 9, p. 151-158, 2018.

MEDEIROS, Rosana Fachel de. Os adolescentes e os aparelhos celulares: visualidades contemporâneas. Porto Alegre. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MEDEIROS, Rosângela Fachel de; MEDEIROS, Rosana Fachel de. Os super-heróis também envelhecem? Corpos e masculinidades nos desenhos animados. COMUNICAÇÃO, MÍDIA E CONSUMO, São Paulo, v. 15, p. 97-117, 2018.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SONTAG, Susan. Ensaio sobre fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981.

Downloads

Publicado

2019-04-24

Como Citar

MEDEIROS, R. F. de. O caminho percorrido por mais uma GEARTEana: a docência e a pesquisa, trajetórias convergentes. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92180. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92180. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Diálogos entre Educação e Arte: GEARTE 21 anos