Pesquisa(dora) GEARTE: interação e sentido
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.92178Palavras-chave:
Grupo de Pesquisa. Regimes de Interação. DiálogoResumo
O que é um grupo de pesquisa? Que possibilidades de interação e produção de sentido podem ser identificadas? O presente texto pretende entender como as interações decorrentes da realização da pesquisa e da participação em grupo de pesquisa promovem sentidos a partir dos modos de ser e fazer dos implicados nessa interação sociodiscursiva acadêmica e contagiam cada um dos pesquisadores a partir do diálogo. A base teórica da análise é a semiótica discursiva e alguns conceitos essenciais a respeito da relação entre interação e e produção de sentido são apresentados no início do texto. Na segunda parte, são retomadas experiências vividas em torno da ação de dialogar para traçar percursos interativos de sentido estabelecidos entre pesquisas concluídas antes do meu ingresso no Grupo e pesquisas com construção simultânea à minha. Por fim, apresenta-se reflexão sobre os efeitos de sentido que o convívio dialogado com o GEARTE e seus pesquisadores deixaram no meu fazer pesquisador.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DEWEY, John. Art as experience. New York: Penguin Books, 2005.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Editora Ática, 2005.
FECHINE, Yvana; NETO, João Pereira Vale. Regimes de interação em práticas comunicativas: experiência de intervenção em um espaço popular em Recife (PE). In: 19º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programs de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS. 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010, p.1-15. Disponível em: http://compos.com.puc-rio.br/media/gt4_yvana_fechine_joao_neto.pdf. Acesso em: 8 jul. 2010.
FLOCH. Jean Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, 2001.
GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Revista Galáxia, São Paulo, n.2, p. 19-56, 2001.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.
LANDOWSKI, Eric. Interacciones arriesgadas. Traducción: Desiderio Blanco. Lima: Fondo Editorial Universidad de Lima, 2009.
LANDOWSKI, Eric. Regimes de interação e sentido na educação. Revista GEARTE, Porto Alegre, 2010 (Comunicação Oral). Disponível em: http://www.ufrgs.br/gearte/eventos.html#. Acesso em: 30 Jun. 2011.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Tradução: Luiza Helena O. Da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.
NUNES, Marília Forgearini. Leitura mediada do livro de imagem no ensino fundamental: letramento visual, interação e sentido. 2013. 254f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Univsersidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
PANNOZO, Neiva. Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola. 2001. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
PANNOZO, Neiva. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação. 2007. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.