Pesquisa(dora) GEARTE: interação e sentido

Autores

  • Marília Forgearini Nunes UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.92178

Palavras-chave:

Grupo de Pesquisa. Regimes de Interação. Diálogo

Resumo

O que é um grupo de pesquisa? Que possibilidades de interação e produção de sentido podem ser identificadas? O presente texto pretende entender como as interações decorrentes da realização da pesquisa e da participação em grupo de pesquisa promovem sentidos a partir dos modos de ser e fazer dos implicados nessa interação sociodiscursiva acadêmica e contagiam cada um dos pesquisadores a partir do diálogo. A base teórica da análise é a semiótica discursiva e alguns conceitos essenciais a respeito da relação entre interação e e produção de sentido são apresentados no início do texto. Na segunda parte, são retomadas experiências vividas em torno da ação de dialogar para traçar percursos interativos de sentido estabelecidos entre pesquisas concluídas antes do meu ingresso no Grupo e pesquisas com construção simultânea à minha. Por fim, apresenta-se reflexão sobre os efeitos de sentido que o convívio dialogado com o GEARTE e seus pesquisadores deixaram no meu fazer pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Forgearini Nunes, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, na área de Formação pedagógica e linguagem. Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio(PPGMUSPA). Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa e respectivas literaturas (UFSM,1999), Especialista em Língua Inglesa (PUCRS, 2000), Especialista em Supervisão Escolar (PUCRS-PUCVirtual, 2005), Mestre em Letras (UNISC, PPGL, 2007) e Doutora em Educação (UFRGS, PPGEDU, 2013) com pesquisa financiada pelo CNPq. . Pesquisadora vinculada aos grupos: Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - GEARTE (UFRGS/CNPq) e Linguagem e Educação (UCS/CNPq). Editora Associada da Revista GEARTE. 

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DEWEY, John. Art as experience. New York: Penguin Books, 2005.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Editora Ática, 2005.

FECHINE, Yvana; NETO, João Pereira Vale. Regimes de interação em práticas comunicativas: experiência de intervenção em um espaço popular em Recife (PE). In: 19º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programs de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS. 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010, p.1-15. Disponível em: http://compos.com.puc-rio.br/media/gt4_yvana_fechine_joao_neto.pdf. Acesso em: 8 jul. 2010.

FLOCH. Jean Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Revista Galáxia, São Paulo, n.2, p. 19-56, 2001.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

LANDOWSKI, Eric. Interacciones arriesgadas. Traducción: Desiderio Blanco. Lima: Fondo Editorial Universidad de Lima, 2009.

LANDOWSKI, Eric. Regimes de interação e sentido na educação. Revista GEARTE, Porto Alegre, 2010 (Comunicação Oral). Disponível em: http://www.ufrgs.br/gearte/eventos.html#. Acesso em: 30 Jun. 2011.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Tradução: Luiza Helena O. Da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.

NUNES, Marília Forgearini. Leitura mediada do livro de imagem no ensino fundamental: letramento visual, interação e sentido. 2013. 254f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Univsersidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PANNOZO, Neiva. Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola. 2001. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

PANNOZO, Neiva. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação. 2007. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

Downloads

Publicado

2019-04-24

Como Citar

NUNES, M. F. Pesquisa(dora) GEARTE: interação e sentido. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92178. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92178. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Diálogos entre Educação e Arte: GEARTE 21 anos