CorAgem: sob o prisma de Aquilo-que-ainda-não-é

Fernanda Pereira da Cunha

Resumo


Este ensaio, ao parabenizar os 21 anos de CorAgem do GEARTE, inter-relaciona uma análise crítico/conceitual acerca da Pedagogia do Acontecimento sob o prisma de Aquilo-que-ainda-não-é (That-which-is-not-yet) advindo dos aspectos das acepções do livro sobre ética de Alain Badiou (2001). Busca-se discutir o locus pedagógico em dois níveis: em seu potencial múltiplo e sobre a ideia de invisibilidade, no contexto das questões acerca do compromisso educativo crítico: Quando a coragem conduz acontecimento para o devir pelo risco ciberarte/educativo? Eis que se instaura o cerne da discussão proposta neste estudo sobre a relevância/ambiência de intervenções  Ciberarte/Educativas pela Vida Artista.


Palavras-chave


Pedagogia do Acontecimento. Ciberarte/Educação. Vida Artista. 21 anos GEARTE.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ALVES, Rubens. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas, SP: Papirus, 2012.

ATKINSON, Dennis. Pedagogy of the event. Goldsmiths: University of London, 2014. Disponível em: < http://www.kettlesyard.co.uk/wp-content/uploads/2014/12/onn_atkinson.pdf >. Acesso em: 14 maio 2018.

AZEVEDO, Fernando A. G. de. Viver a vida como uma obra de arte: por uma arte/educação que diz sim às diferenças. In: LIMA, Sidney P. F. de (Org.). Arte e pedagogia: a margem faz parte do rio. São Paulo: Porto de Ideias, 2017. p. 121-140.

BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural e social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane (Org.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. Ana Mae informa: Primeiro Congresso Internacional de Educação Artística e Cultura Visual "Hacia una Educación Inclusiva y Interrelacional". Disponível em: http://www.aeol.com.br/2015/02/ana-mae-informa-primeiro-congresso.html. Acesso em: 10 maio 2018.

BADIOU, Alain. Ethic: an essay on the understanding of evil. Translated and introduced by Peter Hallward. Londres: Verso, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informatização: economia, sociedade e cultura. 2. ed. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUPONT, Chantal. Du front tout le tour de la tête. Videoformes. Digital Arts. Archives de videoformes. Canadá. Disponível em: http://videos.videoformes.com/video/107134. Acesso em: 22 abr.2018.

DUPONT, Chantal. Health – Chantal DuPont. Disponível em: http://www.virtualmuseum.ca/edu/ViewLoitLo.do?method=preview〈=EN&id=14738. Acesso em: 25 abr. 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 44. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LECERCLE, Jean-Jacques. Cantor, Lacan, Mao, Beckett, memê combat: the philosophy of Alain Badiou. Radical Philosophy, v. 93, p. 6-13, 1999.

MAZLISH, Bruce. The fourth discontinuity: the co-evolution of humans and machines. New Haven; Londres: Yale University, 1993.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

SWIFT, John; STEERS, John. A manifesto for art in schools. Directions: The International Journal of Art and Design Education, v. 18, n. 1, p. 7-14, 1999.

URRY, John. The complexities of the global. Theory, Culture & Society, London: Thousand Oaks and New Delhi, v. 22, n. 5, 2005.

RATIER, Rodrigo. Quem é a aluna bolsista cujo discurso de formatura viralizou na rede. Geledés – Instituto da Mulher Negra, 22 fev. 2018. Disponível em: https://www.geledes.org.br/quem-e-aluna-bolsista-cujo-discurso-de-formatura-viralizou-na-rede/. Acesso em: 26 abr. 2018.

SANTOS, Ademar Ferreira do. Prefácio. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. [S.l.]: Papirus, 2012. Edição digital.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

WENCESLAU, Flávia. Te Desejo Vida, 2012. Disponível em: https://www.letras.mus.br/flavia-wenceslau/te-desejo-vida/. Acesso em: 01 ago. 2018.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

       

 

 

 

Revista GEARTE

ISSN 2357-9854 | e-ISSN 2596-3198 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

http://www.seer.ufrgs.br/gearte

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.