WorldView: Interseções Culturais em Arte Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.89345Palavras-chave:
Aprendizagem Global. Aprendizagem de Artes. Arte Contemporânea. Filme. Brasil.Resumo
WorldView: Intersecções Culturais em Arte Contemporânea é um programa de aprendizagem que permite a alunos participarem em aprendizagem culturais globais através das artes. Cada ano, WorldView examina um tema novo de impacto social global e insere experiências com o trabalho de um artista contemporâneo como uma forma dos alunos acessarem e explorarem simultaneamente questões globais atuais e conceitos da arte contemporânea. Através de WorldView, alunos e educadores se engajam criativamente com questões sociais diferentes. Este artigo examinará os métodos e práticas do programa, apresentando WorldView: Brazil, uma colaboração programática do Wexner Centro das Artes. O programa WorldView: Brazil incorporou artes visuais e filmes brasileiros, centrando-se em Cruzamentos: Arte Contemporânea no Brasil (exibição), Doméstica (filme por Gabriel Mascaro), e Wasteland (filme por Lucy Walker). O programa criou uma experiência de aprendizado que integrou arte, cultura, identidade, estudos sociais, e humanidades.
Downloads
Referências
BERSSON, Robert. Why Art Education Lacks Social Relevance: A Contextual Analysis. Art Education, v. 39, n. 4, p. 41–45.1986, JSTOR, JSTOR, www.jstor.org/stable/3192988.
DOMÉSTICA. Dir. Gabriel Mascaro. Perf. Flávia Santos Silva, Helena Araújo, Dilma dos Santo Souza, Lucimar Roza. FiGa Films, 2012.
GAUDELIUS, Yvonne & SPEIRS, Pegg. (Eds.) Contemporary Issues in Art Education. Upper Saddle River, NJ: Pearson. 2002.
HORRIGAN, Bill; VERNANCIO FILHO, Paulo; LANGE, Jennifer; TEJO, Christiana & STULTS, Chris. An Idea in the Hand and a Camera in the Head. In: BREMNER, A. & SHAFER, R. (Eds.), Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil. Columbus: Wexner Center for the Arts, 2014. (pp. 153- 163)
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. New York: Cambridge University Press. 1991.
ROSENBLUM, Paula. The Popular Culture and Art Education. Art Education, v. 34, n.1, p. 8-11. doi: 10.2307/3192515. 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.