Uma parceria de tempo e profundidade: conexões entre a Educação Artística na Jamaica e nos Estados Unidos

Karen Hutzel

Resumo


Este artigo apresenta uma narrativa pessoal do meu engajamento crítico no desenvolvimento de uma parceria internacional entre duas instituições de ensino superior, que resultou no aprimoramento da Educação Artística na Jamaica e nos Estados Unidos, ampliou o entendimento das identidades culturais de cada país e entre os dois países. Neste artigo, se sugere que o tempo viabiliza a profundidade de um relacionamento colaborativo entre países e tem um impacto significativo no aprendizado e no crescimento dos indivíduos envolvidos. A Faculdade Edna Manley de Artes Dramáticas e Visuais em Kingston, na Jamaica, é a principal faculdade de artes de língua inglesa no Caribe e mantém uma parceria de quinze anos com o Departamento de Educação Artística da Universidade do Estado de Ohio. Estudantes da Jamaica completaram seus doutorados na Universidade do Estado de Ohio desde 1980. Este relacionamento foi se transformado em uma parceria que levou ao desenvolvimento de um programa de mestrado on-line em Educação Artística para professores de arte na Jamaica e eventualmente a um programa de estudo no exterior para os estudantes da Universidade do Estado de Ohio viajarem para Kingston. Compartilhar o conhecimento entre estes dois países através de várias perspectivas socioculturais permitiu aos participantes complexificarem as noções a respeito de cada país e, portanto, criou oportunidades para refletirem sobre suas próprias identidades culturais, realidades e limitações como artistas e educadores de arte.


Palavras-chave


Parcerias acadêmicas. Colaboração internacional. Educação Artística caribenha. Pós-graduação. Intercâmbio internacional.

Texto completo:

PDF (English)

Referências


BERGER, J. Ways of Seeing. London: British Broadcasting Corporation and Penguin Books, 1972.

BOLLAND, O. Nigel. Struggles for Freedom: Essays on Slavery, Colonialism, and Culture in the Caribbean and Central America. Belize City: The Angelus Press and Kingston: Ian Randle Publishers, 1997.

HILL, P. T. P. A Case Study Exploring the Development of the Jamaica Masters On-Line. (Doctoral dissertation). The Ohio State University, 2006.

HUTZEL, K. & SCOTT, N. Art education online: Possibilities for multicultural art education through international collaboration. International Journal of Arts Education, 9(1), 2011. p. 20-56.

JENKS, C. Visual Culture. New York: Routledge, 1995.

NETTLEFORD, R. Mirror, Mirror: Identity, Race and Protest in Jamaica. Kingston, Jamaica: LMH Publishing Limited, 1972; 1998.

NETTLEFORD, Rex M. Caribbean cultural identity: The case of Jamaica: An essay in cultural dynamics. Kingston, Jamaica: Institute of Jamaica, 2003.

NETTLEFORD, Rex. Inward Stretch Outward Reach: A Voice from the Caribbean. London: The Macmillan Press Ltd., 1993.

THOMAS, D. A. Modern blackness: nationalism, globalization, and the politics of culture in Jamaica. Durham, NC: Duke University Press Books, 2004.

URRY, J. & LARSEN, J. The Tourist Gaze 3.0. London: Sage Publications, 2011.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.89343

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


       

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.