Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos

Autores

  • Flávia Maria Cunha Bastos University of Cincinnati — UC, Cincinnati
  • Umbelina Maria Duarte Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.89341

Resumo

Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Maria Cunha Bastos, University of Cincinnati — UC, Cincinnati

É professora de Artes Visuais na Escola de Arte da Universidade de Cincinnati. Sua pesquisa e formação universitária têm raízes brasileiras por meio de experiências com a diversidade social e cultural e inspiração na filosofia do educador Paulo Freire. Assim, as práticas de arte-educação são alimentadas por ideias da educação que exaltam o potencial artístico e celebram as possibilidades das pessoas. Seus interesses de pesquisa atuais envolvem o relacionamento entre criatividade e democracia. Suas realizações mais recentes incluem a diretoria do Conselho de Estudos Políticos em Arte Educação (2018-21), e a formação Associacao de Professores Latinos na Universidade de Cincinnati. Foi diretora da Divisão de Educação Superior da Associação Nacional de Arte Educação (2013-15); recebeu, em 2009, o Prêmio Ziegefeld da Sociedade Internacional de Educação pela Arte (InSEA) por seu distinto trabalho internacional em arte-educação e, em 2007, o prêmio Mary J. House Award da National Art Education Association Women´s Caucus. Foi editora sênior do Journal of Art Education (208-10) e já publicou e lecionou extensivamente nos Estados Unidos e em outros países, como África do Sul, Brasil, Chile, Indonésia, Espanha e Portugal. Suas publicações incluem os livros: Transforming City Schools through Art: Approaches to Meaningful K-12 Learning, um volume coeditado e publicado por Teachers College Press (2012), e a antologia Connecting Creativity Research and Practice in Art Education: Foundations, Pedagogies, and Contemporary Issues lançado recentemente pela National Art Education Association.

Umbelina Maria Duarte Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS

Possui Graduação em Artes Plásticas - Habilitação Desenho e Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCR) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora aposentada do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Desenho e Pintura, e tem realizado produção regular em poéticas visuais, além de exposições no Brasil e no Exterior. Na pesquisa tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Pesquisa da Linguagem do Desenho e Ensino e Pesquisa em Semiótica Discursiva. Tem realizado pesquisas na área de Semiótica, Filosofia da Arte e Epistemologia da Arte. Tem atuado na Educação a distância e na Iniciação à Docência e desenvolve pesquisa relacionada a Estudos Curriculares de Cursos de Formação em Artes Visuais, Graduação e Pós-Graduação, tendo participado da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Artes Visuais da UFRGS e coordenado a elaboração do Projeto Pedagógico de Licenciatura em Artes Visuais modalidade à distância da UFRGS - REGESD - PROLICEN 2. Tem pautado a sua vida acadêmica na UFRGS na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, e tem contribuído ativamente para a melhoria da Universidade atuando em cargos administrativos e acadêmicos.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

BASTOS, F. M. C.; BARRETO, U. M. D. Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.89341. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/89341. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos