Entre Rios Grandes, encontros estéticos significantes
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.88773Palavras-chave:
Pesquisa. Formação docente. Estética. Educação infantil. Ensino de artes visuaisResumo
Este texto trata de encontros, afetos, estesia e estética que produzem (auto) formação, na relação entre o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte da UFRGS e o trabalho de formação docente na UFRN. Refere-se, também, a interfaces entre referenciais e contextos diversos na investigação de processos de significação para o ensino de arte na infância.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte: anos 1980 e novos tempos. 7. ed. São Paulo: Perspectiva. 2009.
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FERRAZ, Maria Heloisa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Resende. Metodologia do ensino de Arte: Fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado na criança: práticas e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006.
IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Tradução Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Tradução Paulo Neves e Maria Ermantina Gomes. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1997.
PILLAR, Analice Dutra (org.). Desenho e escrita como sistema de representação. Porto Alegre: Penso, 2012.
PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 71-82.
PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. A presença da arte na Educação Infantil: olhares e intenções. 2001. Dissertação – (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2001.
PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Arte na educação da infância: saberes e práticas da dimensão estética. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2013.
PONTES, Gilvânia Maurício Dias de; CORDEIRO, Sandro Silva da (org.). Natal em cena: misturando arte, cultura e natureza da Noiva do Sol. Natal: EDUFRN, 2013.
RICHTER, Sandra. Criança e pintura: ação e paixão de conhecer. Porto Alegre: Mediação, 2005.
ROSSI, Maria Helena. Imagens que falam: leitura da arte na escola: Porto Alegre: Mediação, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.