Entre Rios Grandes, encontros estéticos significantes

Autores

  • Gilvânia Maurício Dias Pontes Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN, Natal/RN

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.88773

Palavras-chave:

Pesquisa. Formação docente. Estética. Educação infantil. Ensino de artes visuais

Resumo

Este texto trata de encontros, afetos, estesia e estética que produzem (auto) formação, na relação entre o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte da UFRGS e o trabalho de formação docente na UFRN. Refere-se, também, a interfaces entre referenciais e contextos diversos na investigação de processos de significação para o ensino de arte na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvânia Maurício Dias Pontes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN, Natal/RN

Realizou Estágio de Pós-Doutorado (2018-2019) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Especialista em Administração Educacional pela UFRN (1993). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/ UFRGS/CNPq). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lotada no Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação- NEI/CAp/UFRN. 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte: anos 1980 e novos tempos. 7. ed. São Paulo: Perspectiva. 2009.

BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.

DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FERRAZ, Maria Heloisa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Resende. Metodologia do ensino de Arte: Fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado na criança: práticas e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006.

IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Tradução Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Tradução Paulo Neves e Maria Ermantina Gomes. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.

PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1997.

PILLAR, Analice Dutra (org.). Desenho e escrita como sistema de representação. Porto Alegre: Penso, 2012.

PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 71-82.

PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. A presença da arte na Educação Infantil: olhares e intenções. 2001. Dissertação – (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2001.

PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Arte na educação da infância: saberes e práticas da dimensão estética. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2013.

PONTES, Gilvânia Maurício Dias de; CORDEIRO, Sandro Silva da (org.). Natal em cena: misturando arte, cultura e natureza da Noiva do Sol. Natal: EDUFRN, 2013.

RICHTER, Sandra. Criança e pintura: ação e paixão de conhecer. Porto Alegre: Mediação, 2005.

ROSSI, Maria Helena. Imagens que falam: leitura da arte na escola: Porto Alegre: Mediação, 2003.

Downloads

Publicado

2019-04-24

Como Citar

PONTES, G. M. D. Entre Rios Grandes, encontros estéticos significantes. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.88773. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/88773. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Diálogos entre Educação e Arte: GEARTE 21 anos