Do outro lado do espelho: na aula de artes visuais

Teresa Torres de Eça

Resumo


Este breve ensaio, apresenta uma reflexão sobre as artes visuais na educação, ou utilizando outro termo uma reflexão sobre a educação artística a partir de um olhar sobre conceções de arte do século vinte e abordagens passadas ao currículo das artes visuais nas escolas de vários países. Parte-se de uma discussão sobre aspetos da arte na educação propondo uma visão centrada no caminhar junto como metodologia didática baseada em pedagogias ecológicas. São tecidas considerações sobre a aula de artes visuais e sobre o processo artístico como processo didático encarando a aprendizagem como um percurso onde se provocam encontros e se criam situações relacionais e por fim apela-se para a urgência de voltar a integrar a dimensão emocional, inerente ao bem estar, nas situações de aprendizagem através da arte.


Palavras-chave


Educação. Artes visuais. Curriculum. Domínios de aprendizagem. Pedagogia do caminho.

Texto completo:

PDF

Referências


ALLISON, Brian. Identifying the Core in Art and Design. Journal of Art & Design Education. v.1, n.1, p. 59-66, 1982.

ANADÓN, José Luis Cenis. La investigació amb cucs de seda - La seda com a biomaterial en medicina regenerativa. In: Universidade de Valencia. Mètode 2014 - 80. La ciència de la premsa - Hivern 2013/14. Disponível em: https://metode.cat/revistes-metode/dossiers/investigacio-cucs-seda.html. Acesso em: 15 nov. 2018.

ATKINSON, Dennis. Disobedience. In: COUTTS, Glen & EÇA, Teresa T. (Eds) Learning through the art: Lessons for the 21 century. InSEA Publications, 2019 (no prelo).

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 2000.

BURGESS, Lesley; ADDISON, Nicholas. Contemporary art in schools: why bother? In: HICKMAN, Richard. (ed) Art education: meaning, purpose and direction. London: Continuum, 2000.

DEB. Competências Essenciais para o Ensino Básico. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação, 2001.

DELEUZE, Gilles. ‘What is a Dispositif?’. In: ARMSTRONG, Timothy. J. (ed.). Michel Foucault: Philosopher. Harlow: Pearson Education, 1991. p. 159–68.

DOBBS, Stephen. The DBAE Handbook: an overview of Discipline Based Art Education. Santa Monica: Getty Center for the Arts,1992.

EDMONSTON, Paul. A rationale for a curriculum in the visual arts. Journal of Art & Design Education. v.1, n.1, p.59-66, 1982.

EFLAND, Arthur; FREEDMAN, Kerry; STUHR, Patricia. Postmodern Art Education: an approach to curriculum. Reston, VA: National Art Education Association, 1995.

EFLAND, Arthur D. Culture, Society, art and Education in a Postmodern World. Comunicação apresentada na conferência da INSEA em Taiwan, 1999.

HERNÁNDEZ, Fernando. Educación y Cultura Visual. Sevilla: Morón, 1997.

RAMOS, María Elena. ÉTICA-ESTÉTICA-POLÍTICA. Catálogo da Colectiva de 18 artistas. Galería GBG Arts: Caracas, Venezuela, 2013.

ROSS, Malcolm. National Curriculum Art and Music. Journal of Art & Design Education, v. 14, n. 3, p. 271-276, 1995.

SANTOS, João dos. Ensaios sobre Educação. A Criança quem é? 2º Edição Lisboa: Livros Horizonte, 1991.

STENGERS, Isabelle. Experimenting with refrains: subjectivity and the challenge of escaping modern dualism. Subjectivity, v. 22, p. 38–59, 2008.

SWIFT, John.; STEERS, John. A manifesto for art in schools. Journal of Art & Design Education, v. 18, n. 1, p. 7-13, 1999.

VALADARES, Jorge ; GRAÇA, Margarida. Avaliando para melhorar a aprendizagem. Coimbra: Plátano Editora,1998.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.88483

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


       

 

 

 

Revista GEARTE

ISSN 2357-9854 | e-ISSN 2596-3198 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

http://www.seer.ufrgs.br/gearte

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.