Experiências semióticas no GEARTE: nasce a pesquisa leitura de produções audiovisuais

Autores

  • Marion Divério Faria Pozzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.88443

Palavras-chave:

Semiótica Discursiva, Semióticas Sincréticas, Vídeo, Linguagem audiovisual.

Resumo

Este trabalho apresenta o percurso trilhado no Grupo de Pesquisa em Educação e Arte – GEARTE, mais especificamente a pesquisa desenvolvida que culminou na tese de doutorado intitulada, Apreensão de sentidos em vídeos contemporâneos. Com base nos estudos das semióticas sincréticas foram realizados exercícios de leitura sobre um corpus de análise constituído por três vídeos contemporâneos, contendo características tanto no seu plano de expressão, quanto no plano de conteúdo, que privilegiassem, em algum aspecto, um olhar mais atento à dimensão do sensível. Tais exercícios buscaram examinar a articulação entre as linguagens visual e sonora, considerando os planos e níveis da linguagem propostos por Hjelmslev, categorias advindas dos estudos cinematográficos articulados aos conceitos de sincretismo e estesia preconizados por Greimas.

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Biografia do Autor

Marion Divério Faria Pozzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS

Professora adjunto da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lotada no Departamento de Design e Expressão Gráfica. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PGEDU/UFRGS (2013), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROPAR/UFRGS (1999) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura FA/UFRGS (1990). Experiência em pesquisa no campo da Semiótica Discursiva/ Semiótica Visual com ênfase em linguagens sincréticas e na Habitabilidade das edificações com ênfase em iluminação natural. Experiência em extensão na abordagem do Design Social. Experiência acadêmica nas áreas de Arquitetura, Engenharias, Design Visual e Design de Produto com ênfase em linguagens sincréticas e linguagens gráficas no qual atua(ou) nos principais temas: desenho técnico, desenho arquitetônico, processos criativos, modelagem tridimensional e projeto. Chefe do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS (gestão 2015-2017). Coordenadora substituta dos cursos de Graduação em Design Visual e Design de Produto da UFRGS (gestão 2013-2015). Coordenadora adjunto do Programa de Extensão Design no Bairro: atendimento à comunidade carentes no período de 2013-2015, e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte GEARTE/ UFRGS.

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Publicado

2019-04-24

Como Citar

POZZI, M. D. F. Experiências semióticas no GEARTE: nasce a pesquisa leitura de produções audiovisuais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.88443. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/88443. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Diálogos entre Educação e Arte: GEARTE 21 anos