A luz da fotografia: experiência de registro da percepção sobre o patrimônio arquitetônico na cidade de Brotas (SP)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.83089Palavras-chave:
Educação Patrimonial. Patrimônio Arquitetônico. Registro.Resumo
O artigo relata e analisa a experiência educativa[1]realizada na cidade de Brotas, interior do Estado de São Paulo, destinada a adolescentes de 13 a 16 anos, cujo método fundamentado no conceito de Educação Patrimonial, sistematizado no ano de 1999 pela museóloga brasileira Maria de Lourdes Parreiras Horta (HORTA, 1999), teve por objetivo aproximar os indivíduos do patrimônio arquitetônico retratando a percepção de cada um por meio do registro e manipulação fotográfica. Para melhor compreensão do processo dividiu-se este ensaio em três partes: a primeira (1) apresenta registros cognitivos na cidade contemporânea; a segunda (2) relata a ação educativa; o terceiro (3) analisa os resultados da ação.[1] A experiência educativa faz parte da pesquisa de doutorado da primeira autora, financiada pela Capes, e do estudo de caso da Iniciação cientifica da terceira autora, financiado pela Fapesp, ambas orientadas pela profa. Dra. Anja Pratschke.
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