A luz da fotografia: experiência de registro da percepção sobre o patrimônio arquitetônico na cidade de Brotas (SP)

Autores

  • Jessica Aline Tardivo Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil
  • Anja Pratschke Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil
  • Maria Clara Cardoso Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.83089

Palavras-chave:

Educação Patrimonial. Patrimônio Arquitetônico. Registro.

Resumo

O artigo relata e analisa a experiência educativa[1]realizada na cidade de Brotas, interior do Estado de São Paulo, destinada a adolescentes de 13 a 16 anos, cujo método fundamentado no conceito de Educação Patrimonial, sistematizado no ano de 1999 pela museóloga brasileira Maria de Lourdes Parreiras Horta (HORTA, 1999), teve por objetivo aproximar os indivíduos do patrimônio arquitetônico retratando a percepção de cada um por meio do registro e manipulação fotográfica. Para melhor compreensão do processo dividiu-se este ensaio em três partes: a primeira (1) apresenta registros cognitivos na cidade contemporânea; a segunda (2) relata a ação educativa; o terceiro (3) analisa os resultados da ação.

[1]    A experiência educativa faz parte da pesquisa de doutorado da primeira autora, financiada pela Capes, e do estudo de caso da Iniciação cientifica da terceira autora, financiado pela Fapesp, ambas orientadas pela profa. Dra. Anja Pratschke.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Aline Tardivo, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil

Arte Educadora, Arquiteta e Pedagoga, Mestre em Educação e pesquisadora de doutorado do Nomads.usp no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Estuda a aplicação da Educação Patrimonial, associadas às novas tecnologias, com o propósito de facilitar a identificação da herança cultural de uma cidade

Anja Pratschke, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil

É arquiteta e Doutora em Ciência da Computação, professora e pesquisadora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Co-coordenadora do Nomads.usp. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de processos de design e comunicação em arquitetura.

Maria Clara Cardoso, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP, Brasil

Estudante de graduação em no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do grupo Nomads.usp. Desenvolve pesquisa de iniciação cientifica na área de patrimônio e mídias digitais.

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1995ª.

DOLABELA, Virginia. Disponível em: < https://virginiadolabela.blogspot.com.br>. Acesso em 28. Nov. 2017.

HATUKA, Tali. A obsessão com a memória: O que faz conosco e com as nossas cidades (Pág. 47-60). In: Patrimônio Cultural Memória e intervenções urbanas. Org. (s). CYMBALISTA, Renato; FELDMAN, Sarah e KUHL, Beatriz. [1ºEd]. São Paulo: Núcleo de Apoio e pesquisa de São Paulo, 2017.

HORTA, Maria de Lourdes Parreira: GRUNBERG, Evelina: MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN: Museu Imperial, 1999.

IPHAN. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Superintendência em Brasília, 2014.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2012.

WILLIAMS, Hilary. Disponível em: <http://www.hilaryatthecircus.com/urban-landscapesAcesso>

Acesso em 28. nov. 2017.

WILLIAMS, Hilary. "The City" Artist Spotlight: Hilary Williams. In Primeira Emenda, 2010. Disponível em < http://1amsf.com/2010/02/27/the-city-artist-spotlight-hilary-williams/>. Acesso em 15. Jan. 2018

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

TARDIVO, J. A.; PRATSCHKE, A.; CARDOSO, M. C. A luz da fotografia: experiência de registro da percepção sobre o patrimônio arquitetônico na cidade de Brotas (SP). Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.83089. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/83089. Acesso em: 28 mar. 2024.