Abordagem Triangular e performance: reflexões e possibilidades pedagógicas na sala de aula

Amanda Caline da Silva Omar, Diogo José de Moraes Lopes Barbosa, Guilherme Barbosa Schulze

Resumo


Temos notado um aumento das pesquisas relacionadas ao ensino de arte no Brasil com foco na Abordagem Triangular. Estas pesquisas têm ajudado na democratização do ensino de arte, assim como nos processos de transdisciplinaridade entre as diferentes linguagens artísticas e as demais disciplinas. Neste ponto, começamos a refletir sobre o lugar da performance enquanto linguagem independente das demais. Analisamos, ao longo do artigo, a possibilidade da sua presença em sala de aula, além de sua utilização na disciplina de arte, com conteúdos específicos, reflexões, e práticas de produções individuais e coletivas. Nossas reflexões se concentraram nas das ideias de alguns teóricos que discorrem sobre arte/educação, além de outros que pensam linguagem da performance. A intenção será criar relações entre o ensino de artes, a performance e a Abordagem Triangular.

 

 


Palavras-chave


erformance e Educação. Pedagogia da Performance. Abordagem Triangular.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.71542

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