O corpo na criação efêmera: qual corpo em exposição?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.71314Palavras-chave:
Arte efêmera. Corpo. Exposição. Método. Performance.Resumo
O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre o corpo na arte a partir da criação efêmera articulada à sua exposição como método. Esta proposta visa participar ao processo de contrução de um caminho inter(artes) para a ecologia de saberes. Procurando compreender e definir o corpo do performer, esse texto desenvolve uma análise de distintas criações a qual articula o artista, a obra no contexto de sua exposição atual e o público. Enfim, esse artigo apresenta uma proposta de método de leitura crítico-ativo da criação efêmera propondo como momentos de reflexão sobre o corpo na sua qualidade de corpo-fronteira, ausência e presença, corpo post-performance, mas também inserido no contexto do virtual.
Downloads
Referências
AGAMBEN Giorgio. Qu'est ce qu'un dispositif ? Paris: Rivages, 2007.
ARGOLO, Adenilson de Andrade, CRUZ S., Gerusa, SOUZA O., Marcelo. Reflexões sobre a ecologia dos saberes na prática educacional: a arte como possibilidade de emancipacão. < http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS/article/view/410>. Acesso em : 10 janeiro, 2017.
BUCI-GLUCKSMANN, Christine. Esthétique de l’éphémère. Paris: Galilée, 2013.
CAUQUELIN, Anne. Fréquenter les incorporels. Contribution à une théorie de l’art contemporain. Paris: P.U.F., 2006.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. Criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989.
CORNU, Geveniève. Le potentiel et le virtuel dans les images numériques : production et création. Disponível em: <http://cinema.anthropologie.free.fr/Anthropologie%20audiovisuelle/G%20CORNU%20Le%20potentiel%20et%20le%20virtuel%20dans%20les%20images%20num%E9riques%2003ac9596gc.pdf>. Acesso em: maio de 2015.
HAYASHI-HIBINO, Yôko. Tanaka Atsuko : À la poursuite d'un beau inconnu, 1954 -2000.<http://www.persee.fr/doc/ebisu_1340-3656_2001_num_26_1_1111>.Acesso em: 10 janvier, 2017.
KLEIN, Yves. Le dépassement de la problématique de l’art et autres écrits. Paris: Ecole nationale supérieure des beaux-arts, 2003.
LE BRETON, David. La sociologie du corps. Paris: P.U.F., 2012.
OKUBO, Miki. Porter une robe électrique dans une lumière psychédélique.<http://www.ednm.fr/leurslumieres/?page_id=1474>.Acesso em: 10 janvier, 2017.
SAINT GIRONS, Baldine. L’acte esthétique. Paris: Klincksieck, 2008.
SOBREIRA, Gerusa Cruz; OLIVEIRA, Marcelo Souza; ARGOLO, Adenilson de Andrade. Reflexões sobre a ecologia dos saberes na prática educacional: a arte como possibilidade de emancipação. Disponível em: http://docplayer.com.br/17939213-Reflexoes-sobre-a-ecologia-dos-saberes-na-pratica-educacional-a-arte-como-possibilidade-de-emancipacao.html Acesso em: 10 de jan. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.