O corpo na criação efêmera: qual corpo em exposição?

Autores

  • Cíntia Tosta Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.71314

Palavras-chave:

Arte efêmera. Corpo. Exposição. Método. Performance.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre o corpo na arte a partir da criação efêmera articulada à sua exposição como método. Esta proposta visa participar ao processo de contrução de um caminho inter(artes) para a ecologia de saberes. Procurando compreender e definir o corpo do performer, esse texto desenvolve uma análise de distintas criações a qual articula o artista, a obra no contexto de sua exposição atual e o público. Enfim, esse artigo apresenta uma proposta de método de leitura crítico-ativo da criação efêmera propondo como momentos de reflexão sobre o corpo na sua qualidade de corpo-fronteira, ausência e presença, corpo post-performance, mas também inserido no contexto do virtual.

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Biografia do Autor

Cíntia Tosta, Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis

Artista plástica e performer formada pela Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Doutoranda em Estética, prática e história das artes, Escola doutoral EDESTA/laboratório de pesquisa Artes das Imagens e Arte Contemporânea (Ai-AC), Université Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, França. 

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

TOSTA, C. O corpo na criação efêmera: qual corpo em exposição?. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.71314. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/71314. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

O Corpo nas Artes e as Artes do(s) Corpo(s): um caminho (inter)artes para a ecologia de saberes