Ensaio Visual: Com quantas janelas? Homenagem a Ana Mae Barbosa

Autores

  • Umbelina Barreto UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.70407

Palavras-chave:

Imagem poetizada. Horizonte da mirada. Linha sinuosa e hibridizada. Janela do olhar. Janela da alma.

Resumo

Nós tentamos fazer uma homenagem a Ana Mae Barbosa partindo da poética de sua própria imagem em ação, mas isso não é uma tarefa fácil, principalmente, se pensarmos em como ela tem dedicado a sua vida a nos mostrar a importância da Arte na Educação. Percebendo a dificuldade que seria a criação de um ensaio significativo que contemplasse o tempo e o espaço é que ficamos somente a abrir janelas! As janelas compartilhadas com artistas, pesquisadores e arte educadores adquiriram horizontes com linhas sinuosas, hibridizadas, que, por vezes passaram ao som, nos levando da visão à audição, e, do som, conseguimos atingir também o aroma! Talvez os artistas surrealistas tenham também aberto janelas! Pois, é certo que com Magritte nós conseguimos sentir o cheiro do mar, e, com Max Ernst, tocamos a textura da terra. Mas, é somente com João Jardim que passamos a buscar a “Janela da alma”! E, é dessa forma que alguns vão orientar o seu olhar no ensaio em que homenageamos a Barbosa.  Alguns caminhos da construção do olhar se darão de dentro para fora, outros de fora para dentro, e, é nesse vai e vem da construção dos percursos em que os sentidos vão multiplicando as janelas. Ana Mae Barbosa tem criado novas janelas e também tem nos levado a construir novas miradas. Com o GEARTE tentamos encontrar o tom, o tempo certo da grandeza de uma vida que sabe dar valor ao sonho no compasso da realidade de seu país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Umbelina Barreto, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

Graduação em Artes Plásticas/ Habilitação Desenho e Pintura - UFRGS (1978), Mestrado em Filosofia - PUCRS (1994) e Doutorado em Educação -  UFRGS (2008). Professora Associada, nível I, do Instituto de Artes da UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) - PPGEDU da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui experiência na área de Artes Visuais com ênfase em Desenho e Pintura, e tem realizado produção regular em poéticas visuais, além de exposições no Brasil e no Exterior. Na pesquisa tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Pesquisa da Linguagem do Desenho e Ensino e Pesquisa em Semiótica Discursiva. Tem realizado pesquisas na área de Semiótica, Filosofia da Arte e Epistemologia da Arte. 

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

BARRETO, U. Ensaio Visual: Com quantas janelas? Homenagem a Ana Mae Barbosa. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 3, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.70407. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/70407. Acesso em: 18 abr. 2024.