Imagens e sentidos: do preenchimento do vazio ao transbordamento
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.67510Palavras-chave:
Imagem. Educação. Cultura Visual. Contemporaneidade.Resumo
Este artigo busca compreender aspectos da natureza sígnica das imagens, mormente o que estas oferecem em termos de construção de sentidos para os sujeitos e para as culturas. A análise discute e trata as imagens não apenas pelo seu valor estético, mas, entende as imagens como potências que movimentam o cenário da contemporaneidade, em face do reconhecimento da multiplicidade de artefatos visuais que compõem o cenário atual compreende, que, constituem as imagens significativos lugares de aprender. A construção teórica é desenvolvida na perspectiva da Cultura Visual, por reconhecer este campo de conhecimento como sendo capaz de dar conta, ao menos em parte, dos estudos das imagens, das mídias, bem como do complexo campo visual. Por fim, a discussão almeja colaborar para a qualificação da recepção da cultura da imagem como participe dos processos formativos que acontecem também fora das salas de aula. Sobretudo, o faz, por entender as imagens como componentes imprescindíveis dos saberes.
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