Tecidos femininos: reflexões sobre um processo de criação artística

Autores

  • Maria Regina Johann Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul — UNIJUÍ, Ijuí/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.67497

Palavras-chave:

Textos Visuais. Estética. Experiência.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa em Artes Visuais na qual me apropriei de imagens que foram manipuladas, organizadas, digitalizadas e, algumas, interferidas com desenho e pintura. A materialização dessas manipulações resultou num conjunto de textos visuais a respeito dos quais faço uma reflexão, enfatizando o modo como se deu a pesquisa artística e o sentido pessoal a partir de uma experiência estética e autoformadora que desvelou memórias femininas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Johann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul — UNIJUÍ, Ijuí/RS, Brasil

Graduada em Educação Artística, com especialização em Metodologia do Ensino de Arte, mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Professora do Departamento de Humanidades e Educação e coordenadora do Programa de Formação de Professores da UNIJU. Participa do Grupo de Pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação, do Grupo Mongaba e do GEPEI tematizando, respectivamente, questões como: linguagem, arte e educação, linguagem e cultura digital na educação escolar e a área da Linguagem no Ensino Médio. É artista visual do grupo ArteSeis Atelier.

Referências

DERDYK, Edith. Linha de horizonte: por uma poética do ato criador. São Paulo: Escuta, 2001.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica da obra de arte. Seleção e tradução Marco Antonio Casanova. São Paulo: Editora WMF/ Martins Fontes, 2010.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução Maria da Conceição Costa. Rio de Janeiro: Edições 70, 1990.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

JOHANN, Maria Regina. Linguagem, arte e educação ético-estética em perspectiva hermenêutica filosófica. Ijuí: UNIJUÍ, 2015. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) — Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2015.

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. UFSM, 2007. p. 19-40.

PIMENTEL, Airton. Charqueada. Interpretação do Grupo Os Tápes. In: Música popular do Sul, Disco vinil, v. 1, 1975.

A Grande Depressão sob as lentes de Dorothea Lange, 2012. Disponível em:<https://olharconstruido.wordpress.com/2013/05/16/a-grande-depressao-sob-as-lentes-de-dorothea-lange/>. Acesso em: 20 de agosto de 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

JOHANN, M. R. Tecidos femininos: reflexões sobre um processo de criação artística. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 3, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.67497. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/67497. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artes Visuais em espaços não formais de educação