Arte contemporânea e ensino da arte: contextos de produção de sentido

Autores

  • Rejane Reckziegel Ledur Universidade Luterana do Brasil — ULBRA, Canoas/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.66932

Palavras-chave:

Experiência estética. Produção de sentido. Arte contemporânea.

Resumo

O artigo discute os desafios da educação atual, a partir do olhar e da experiência estética com a arte contemporânea no contexto escolar. Tem como referência duas pesquisas acadêmicas (LEDUR, 2005, 2013) em relação à produção de sentidos na interação com a arte contemporânea de professores de arte e alunos do Ensino Fundamental de uma rede municipal de ensino. Autores como Cauquelin (2005), Bourriaud (2009), Bauman (1998, 2007), Sibilia (2012) e Acaso (2009) fundamentam as reflexões referentes às transformações da pós-modernidade; as análises da experiência estética partem dos estudos de Bakthin, Dewey e da semiótica greimasiana. Ao considerar a interação com a arte contemporânea como uma experiência sensível e inteligível, observou-se a recorrência de sentidos específicos apoiados em princípios fundamentais da experiência estética com a arte contemporânea. A compreensão construída em torno da percepção dos sentidos, produzidos pelos alunos na interação com a arte contemporânea, foi representada por meio do “quadrado semiótico”. Nesse esquema, salientam-se os regimes de contemplação, interrogação, significação e percepção, como resultantes da apreensão estética da arte contemporânea.

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Biografia do Autor

Rejane Reckziegel Ledur, Universidade Luterana do Brasil — ULBRA, Canoas/RS, Brasil

Licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas - UFRGS (1992), Mestre em Educação – UFRGS (2005) e Doutora em Educação – UFRGS (2013). Pequisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS). Professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/CanoasRS) e da Rede Municipal de Canoas. Possui experiência em ensino de arte e com formação continuada de professores. Na pesquisa tem atuado nos seguintes temas: Produção de sentidos, Arte contemporânea e Ensino da arte.

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

LEDUR, R. R. Arte contemporânea e ensino da arte: contextos de produção de sentido. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.66932. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/66932. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Artes Visuais na Educação Básica