Para pensar o horizonte da arte e da educação na contemporaneidade

Carmen Lúcia Capra, Daniel Bruno Momoli, Luciana Gruppelli Loponte

Resumo


Este artigo pretende problematizar a relação entre as artes visuais e a educação básica, levando em conta a emergência de novos modos de habitar a escola, como os surgidos a partir de ocupações em escolas públicas por estudantes no Brasil desde o ano de 2015. Acredita-se que tanto a arte quanto a educação, compreendidas como campos expandidos e abertos de pensamento, podem aprender mutuamente outros modos de enfrentar as urgências de nosso tempo em relação à educação básica em território brasileiro, com atenção especial às artes visuais nesse contexto. Para a discussão proposta, tomamos como interlocutores teóricos filósofos como Michel Foucault, Giorgio Agamben e Jaques Rancière, entre outros, interrogando sobre a arte que se tem levado para a escola e sobre a experiência com as artes visuais que lá se tem desenvolvido. Entendemos que a escola de hoje exige modos de agir e de se conduzir as artes visuais que atendam ao que se passa no presente da existência comum e partilhada entre os seus habitantes.

Palavras-chave


Arte. Educação. Escola. Atitude estética. Política.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

______. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.

EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J. BARBOSA, Ana Mae. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2008. P.173-188

FAVARETTO, Celso Fernando. Arte contemporânea e educação. Revista Iberoamericana de Educación, n. 53, 2010. P. 225-235.

FOUCAULT, Michel. O que são as luzes? In: Ditos & Escritos, volume II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005, p. 335-351.

______. Poder e Saber. In: ______. Ditos & Escritos, volume IV: Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

HERMANN, Nadja. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí, RS: Unijuí, 2010.

JÓDAR, Francisco, GÓMEZ, Lucia. Experimentar o presente: sobre a conformação de novas identidades. Educação & Realidade, vol. 29, nº1, jan/jun. 2004. P. 139-153.

LADDAGA, Reinaldo. Estética da Emergência: a formação de outra cultura das artes. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte para a docência: estética e criação na formação docente. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 21, nº25, mar. 2013. P. 1-22.

MARTINS, Mirian Celeste. Arte, só nas aulas de Arte? Educação, vol. 34, nº3, set./dez. 2011. P. 311-315.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

PEREIRA, Marcos Villela. Contribuições para Entender a Experiência Estética. Revista Lusófona de Educação, n.18, 2011. P.111-124.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental; Editora 34, 2009.

______. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

RICHTER, Ivone Mendes. Histórico da FAEB: uma perspectiva pessoal. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. P. 323-334.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a Linguagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

TRAVERSINI, Clarice Salete. O desencaixe como forma de existência da escola contemporânea. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim. Estudos culturais e educação: desafios atuais. Canoas: ULBRA, 2012. p.173-186.

TOURINHO, Irene. Transformações no ensino da arte: algumas questões para reflexão conjunta. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003. P.27-34.




DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.65911

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

       

 

 

 

Revista GEARTE

ISSN 2357-9854 | e-ISSN 2596-3198 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

http://www.seer.ufrgs.br/gearte

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.