Cinema e educação: repertório, temáticas e articulações

Autores

  • Gabriel de Andrade Junqueira Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.59945

Palavras-chave:

Cinema. Filmes. Educação. Escola. Projetos de Trabalho.

Resumo

O artigo tem como origem o curso Cinema e Educação: repertório, temáticas e articulações, oferecido dentro da programação do projeto  Vagalume, Laboratório de Estudos em Audiovisual e Educação, do Programa de Alfabetização Audiovisual, na cinemateca Capitólio, em Porto Alegre(RS), entre setembro e outubro de 2015.Parte da premissa de que o cinema pode educar e ser um grande aliado do professor e dos alunos para conhecerem mais sobre os conteúdos curriculares e os projetos que pretendem realizar ao longo do ano, com diferentes propósitos (Xavier; Bergala; Duarte e Alegria; Fresquet; Fantin; Mello; Migliorin; Junqueira Filho e Barbosa). Para isso, é preciso conhecer o que o cinema já produziu sobre diferentes temáticas, dentre elas, as que interessam a professores e alunos a cada momento do ano letivo. Como saber que filmes selecionar para discutir uma temática? Como acessar esses filmes? Como elaborar um roteiro de exploração para cada filme e para cada temática? Essas foram as perguntas que deram origem ao curso e que procuramos responder coletivamente ao longo dos quatro encontros. Outras perguntas surgiram durante o curso, indicando especificidades de demanda dos alunos: Como organizar situações prazerosas nas quais professores e alunos de dois a três anos possam assistir a filmes e conversar sobre eles? Como o cinema pode ajudar os professores a reencantarem alunos do ensino médio, que vivem cotidianamente em meio à violência, para os estudos e para a vida? Essas trocas entre alunos e professores produziram uma ampliação significativa das possibilidades de articulação entre cinema e escola e reforçaram a necessidade de planejamento e de elaboração de projetos de trabalho para o uso de filmes nos diferentes níveis de escolaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel de Andrade Junqueira Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Professor Associado do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, planejamento e avaliação, seleção e articulação de conteúdos, práticas pedagógicas, organização do trabalho do professor, continuidade educativa entre educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, currículo e produção das crianças e das infâncias a partir de múltiplas linguagens, interdisciplinaridade, pesquisa com crianças, formação de professores. 

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

JUNQUEIRA FILHO, G. de A. Cinema e educação: repertório, temáticas e articulações. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.59945. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/59945. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artes Visuais na Educação Básica