Ensino de artes visuais e artesania: experiências, confluências e derivas

Autores

  • Rita Inês Petrykowski Peixe Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC, Itajaí/SC
  • Fernando Hernández-Hernández Universitat de Barcelona — UB, Barcelona
  • Jesús-Ángel Prieto Villanueva Escola Massana, Universitat Autónoma de Barcelona — UAB, Barcelona
  • Rosangela Canônica Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC, Itajaí/SC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.109284

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Biografia do Autor

Rita Inês Petrykowski Peixe, Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC, Itajaí/SC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Porto Alegre). Mestre em Educação. Especialista em arte-educação. Graduada em Educação Artística-habilitação em artes plásticas e em Pedagogia-habilitação em Orientação Educacional. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universitat de Barcelona. Professora no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Campus de Itajaí. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS) e coordenadora do Grupo de Investigação Estudos de Imagem, Design, Artesania e Práticas Educativas (DZART/IFSC). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão com ênfase em: métodos e técnicas de ensino, estudos culturais e cultura visual, ensino da arte, formação de professores, design social, economia solidária e artesania.

Fernando Hernández-Hernández, Universitat de Barcelona — UB, Barcelona

É professor doutor e atua na Unidade de Pedagogia Cultural da Faculdade de Belas Artes da Universitat de Barcelona. É membro da REUNID, do grupo de pesquisa consolidado Esbrina e do grupo de inovação docente Indaga't. Realiza projetos ligados à Investigação Baseada nas Artes, no giro pós-qualitativo, nos novos materialismos e na abordagem das cartografias como epistemologia e metodologia. É autor de inúmeros livros, já traduzidos no Brasil.

Jesús-Ángel Prieto Villanueva, Escola Massana, Universitat Autónoma de Barcelona — UAB, Barcelona

É licenciado em História da Arte (1977) pela Universitat Autónoma de Barcelona, e Doutor (2017) pela Universitat de Barcelona, com a tese “La lucha por el reconocimiento de los oficios artísticos y la Escola Massana de Barcelona. El caso de los esmaltes, la cerámica y la joyería”. Ministrou classes na Escola Massana, Centro de arte y diseño de Barcelona (vinculado a Universitat Autónoma de Barcelona) desde 1979, foi diretor deste Centro durante o período 1993-2000. Instaurou e coordenou o curso de Postgrado en Artes Aplicadas Contemporáneas (2014-2019). Presidio o A FAD (Artistas y artesanos del Fomento de las Artes y el Diseño) durante o período de 2003-2007. Promoveu e coordenou as jornadas sobre artesania contemporânea IBERIONA (2003 a 2009), participou em Conselhos Assessores de diferentes governos no âmbito da artesania e do design, escreveu artigos e ministrou conferências sobre esses temas. 

Rosangela Canônica, Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC, Itajaí/SC

Mestre em Design, com ênfase em Produção do Design e Contexto Sociocultural (UNIVILLE, 2013). Graduada em Design de Produto (UNIVILLE, 2004). Possui experiência profissional em Design Social, tendo atuado em projetos de Geração de Trabalho e Renda voltados ao empreendedorismo popular. Por meio de metodologia social em design, capacitou comunidades criativas, dando ênfase aos processos participativos para o desenvolvimento de produtos. Atualmente, integra o grupo de Pesquisa DZART: Estudos de Imagem, Design, Artesania e Práticas Educativas (IFSC), buscando investigar possibilidades metodológicas do design e seu uso em processos de artesania. Tem experiência em processos de artesania nos contextos de alimentação, agricultura familiar e sistema prisional, atuando com Educação Popular, Gênero e Economia Solidária, principalmente, nos seguintes temas: Empreendedorismo, Protagonismo Social, Autogestão Criativa, Estética, Desenvolvimento de Produtos e Gestão Produtiva.

Referências

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Publicado

2020-11-23

Como Citar

PEIXE, R. I. P.; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, F.; PRIETO VILLANUEVA, J.- Ángel; CANÔNICA, R. Ensino de artes visuais e artesania: experiências, confluências e derivas. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 3, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.109284. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/109284. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais e Artesania: experiências e confluências metodológicas