Custos de Escolas de Educação Infantil em Porto Alegre pelo Método ABC: um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Método ABC. Custos Indiretos. Escola Infantil.

Resumo

Neste artigo, o método do Custeio Baseado em Atividades (ABC) é aplicado a duas escolas de educação infantil do município de Porto Alegre. Discute-se, inicialmente, a atual capacidade de atendimento dos setores público e privado nesse serviço, bem como a necessidade de adoção de ferramentas mais precisas para mensurar os custos de serviços, especialmente em um ambiente mercadológico de demanda decrescente em virtude de uma baixa taxa de natalidade. Em seguida, levanta-se bibliografia referente a serviços educacionais, princípios e métodos de custeio. Após a aplicação do método em ambas as escolas, traz-se a comparação dos resultados e discussões pertinentes à saúde financeira e à adequação do método proposto aos ambientes público e privado. Tais resultados apontam para um melhor uso dos recursos no ambiente privado em relação à Prefeitura e para a necessária implementação de um banco de dados que centralize informações de forma a possibilitar análises gerenciais e tomadas de decisão no ambiente público.

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Biografia do Autor

Ivanor Paulo Bochi Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Ivanor Paulo Bochi Junior é engenheiro de Produção, pesquisador no âmbito de políticas públicas educacionais e sistemas de custeio.

Francisco José Kliemann Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Francisco José Kliemann Neto é doutor em Engenharia de Produção - Engenharia Econômica.

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Publicado

2020-11-10

Como Citar

Bochi Junior, I. P., & Kliemann Neto, F. J. (2020). Custos de Escolas de Educação Infantil em Porto Alegre pelo Método ABC: um estudo de caso. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 10. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/94945

Edição

Seção

Artigos