Trabalho e Carreira Docente na Rede Municipal do Rio de Janeiro

Autores

Palavras-chave:

Carreira e Remuneração Docente. Valorização do Magistério. Condições de Trabalho Docente. Professores Municipais do Rio de Janeiro.

Resumo

Docentes da educação básica possuem grandes desafios no sentido de conquistar a valorização do magistério diante das políticas nacionais de carreira e financiamento da educação. Nesse sentido, investiga-se a carreira como um indicador das condições de trabalho dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro, que realizaram uma greve em 2013 por melhores condições de carreira. Assim, a proposta neste artigo é comparar dois planos de carreira: o vigente à época da greve e o que foi aprovado no decurso da mobilização. Foram analisados os critérios de ingresso, a jornada de trabalho, as formas de movimentação na carreira e a composição da remuneração. Verificou-se que o concurso público foi o principal processo de contratação; houve criação de mais itens da remuneração; mudanças que conferiram criação de jornada única de 40 horas semanais e ampliação da movimentação na carreira, restritas a critérios orçamentários, de modo que esses elementos não foram estabelecidos como direitos dos docentes.

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Biografia do Autor

Felipe Willian Ferreira de Alencar, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Felipe Willian Ferreira de Alencar é graduado em Pedagogia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Professor da Wish School (SP).

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

Alencar, F. W. F. de. (2019). Trabalho e Carreira Docente na Rede Municipal do Rio de Janeiro. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 9. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/90094

Edição

Seção

Artigos