Configurações da Política de Assistência da União para a Oferta da Educação Básica Pós-Golpe de 2016

Autores

Palavras-chave:

Financiamento da Educação. Assistência da União. Federalismo.

Resumo

O artigo analisa a política de assistência técnica e financeira da União aos entes federados subnacionais pós-golpe de 2016, a partir de dados quantitativos de transferências de recursos do FNDE para os governos estaduais, distrital e municipais. Os dados apontam que os novos rumos do governo federal afetaram negativamente as ações de assistência da União, incidindo na diminuição do montante de recursos, na priorização da reforma do ensino médio e na barganha político-partidária entre legislativo e executivo.

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Biografia do Autor

Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís/MA

Cacilda Rodrigues Cavalcanti é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com atuação profissional e acadêmica no campo de políticas públicas de educação, em especial, no campo da gestão e do financiamento da educação básica.

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

Cavalcanti, C. R. (2019). Configurações da Política de Assistência da União para a Oferta da Educação Básica Pós-Golpe de 2016. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 9. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/90083

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Artigos