O Temor da Ressignificação do Tema Financiamento Público Educacional no Atual Cenário Brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Financiamento da Educação Pública. Escola Pública. Educação.

Resumo

O Financiamento Público Educacional constitui um espaço de disputa de poder, no qual a parte mais fraca é aquela que se cala, a dos financiados. No atual cenário brasileiro, de recessão financeira anunciada, é urgente a reflexão sobre as questões que envolvem esse tema, do contrário corre-se o risco de uma perda de recursos financeiros que, até então, após um histórico de luta, estiveram presentes no orçamento público das diversas esferas governamentais. Nesse contexto, aprofunda-se, aqui, esta discussão, levantando-se alguns aspectos históricos, orçamentários e educacionais e propondo uma reflexão crítica sobre o tema. Busca-se caracterizar a questão do Financiamento Público como um dos principais pilares de sustentação para uma educação pública capaz de combater o imobilismo que se instalou entre o poder dominante e os financiados e erguer uma bandeira revolucionária de discussão sobre o tema aqui proposto e sua responsabilidade com a Educação Básica Pública, vista como um ato político.

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Biografia do Autor

Roberta Maria Bueno Bocchi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo/SP

Roberta Maria Bueno Bocchi é doutora em Educação. Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), área Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares. Supervisora de Ensino efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

2019-08-29

Como Citar

Bocchi, R. M. B. (2019). O Temor da Ressignificação do Tema Financiamento Público Educacional no Atual Cenário Brasileiro. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 9. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/89709

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