A Expansão e o Financiamento da Pós-Graduação no Brasil e a Meta 14 do Plano Nacional de Educação

Caio Eduardo Jardim

Resumo


Este trabalho tem como objetivo investigar o cumprimento da meta 14 do Plano Nacional de Educação (PNE) e das estratégias 14.1 e 14.12, especialmente quanto ao financiamento da pós-graduação no Brasil, através da concessão de bolsas a estudantes pelas duas principais agências de fomento: a CAPES e o CNPq. Para isso, é feita a análise de dados oficiais obtidos nas plataformas GEOCAPES, Painel de Investimentos CNPq, SIGA BRASIL, e também nos sites do MCTIC, CAPES, CNPq e IBGE. São apresentadas as metas a serem investigadas, bem como as análises e resultados da pesquisa proposta. As conclusões referentes à pesquisa apontam as dificuldades para o cumprimento do PNE em relação à meta e estratégias investigadas, a necessidade de expandir o financiamento da pós-graduação no Brasil, sobretudo em relação ao orçamento das agências de fomento, e a importância da concessão de bolsas de estudo a pós-graduandos para a elevação da taxa de titulação e o consequente cumprimento da meta 14.

Palavras-chave


Financiamento da Educação. Plano Nacional de Educação. Pós-Graduação. CAPES. CNPq.

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