Análise das Metas do Plano Municipal de Educação de Quixadá-CE à Luz do PNE, da Legislação e do Documento Norteador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-76983

Palavras-chave:

PNE. Plano Municipal de Educação. Avaliação Educacional.

Resumo

O Plano Nacional de Educação se apresenta como um instrumento de planejamento que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor de educação. A presente pesquisa analisa o alcance das metas referentes ao ensino básico do Plano Municipal de Educação 2015-2025, sumarizando os dados obtidos do portal do Ministério da Educação (MEC), referentes às metas para o município de Quixadá, e contrastando os dados obtidos com dados equivalentes do Estado do Ceará e do âmbito Nacional. Utilizou-se o estudo de caso como método, cuja coleta de dados se fez por meio de acesso a documentos em sites oficiais via web. Considerando a relevância de todos os indicadores e sem prescindir da importância dos demais, destacam-se os indicadores da Meta 5, pois representam pré-requisito a outros indicadores, estando relacionado à alfabetização, portanto à capacidade de entendimento daquilo que se lê, pelo fato de ser o meio para se aprender outras habilidades, ampliando a autonomia das pessoas com relação ao autoaprendizado e à educação continuada.

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Biografia do Autor

Antônio Jones Bezerra de Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE

Antônio Jones Bezerra de Almeida é aluno do Curso de Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios, Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE

Sueli Maria de Araújo Cavalcante é doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade federal do Ceará (FACED/UFC).

Alberto Sampaio Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE

Alberto Sampaio Lima é doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Linnik Israel Lima Teixeira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE

Linnik Israel Lima Teixeira é mestrando em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

Almeida, A. J. B. de, Cavalcante, S. M. de A., Lima, A. S., & Teixeira, L. I. L. (2018). Análise das Metas do Plano Municipal de Educação de Quixadá-CE à Luz do PNE, da Legislação e do Documento Norteador. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 8. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-76983

Edição

Seção

Artigos