A Implantação do Campus Campo Largo como Política Pública e as Implicações Orçamentárias como Sinalizadoras da Forma de Atuação do Estado

Autores

  • Simone Aparecida Milliorin Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-76092

Palavras-chave:

Estado. Políticas Públicas. Institutos Federais.

Resumo

O presente artigo se dedica a identificar algumas relações que se dão entre a implantação do campus Campo Largo do Instituto Federal do Paraná como política pública e as implicações orçamentárias como sinalizadoras da forma de atuação do Estado. Para tanto, este trabalho inicia destacando as políticas públicas como resultado das lutas e disputas que se dão no interior do Estado. Apresenta, em seguida, o processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como política pública com foco na consolidação do campus Campo Largo, por meio da análise da evolução na oferta de vagas, do número de servidores e dos recursos financeiros disponíveis desde sua criação até o ano de 2016. Os resultados deste trabalho apontam a interferência do desempenho econômico aliado ao contexto de embates que se dão no interior do Estado na implantação das políticas públicas e na consolidação dos campi dos Institutos Federais.

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Biografia do Autor

Simone Aparecida Milliorin, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Simone Aparecida Milliorin possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e especialização em Psicopedagogia (2003) e Neurociência para Educadores (2011). Tem experiência na área de Educação. Atuou como professora e pedagoga em escolas da Rede Municipal de Educação de Campo Largo. Atualmente, é pedagoga no Instituto Federal do Paraná.

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

Milliorin, S. A. (2017). A Implantação do Campus Campo Largo como Política Pública e as Implicações Orçamentárias como Sinalizadoras da Forma de Atuação do Estado. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 7. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-76092

Edição

Seção

Artigos