O Financiamento das IEEs Brasileiras frente ao Processo de Expansão da Educação Superior: um estudo da Universidade do Estado do Pará (2003-2010)

Autores

  • Giselle dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA
  • Tayanne de Fátima Almeida Tabosa dos Reis Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA
  • Valeria Silva de Moraes Novais Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA
  • Ana Paula Batista da Silva Brito Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA
  • Emerson Duarte Monte Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém/PA

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-70057

Palavras-chave:

Financiamento. Expansão. Universidades Estaduais. UEPA.

Resumo

O artigo apresenta um estudo acerca do financiamento da educação superior brasileira sob a racionalidade da atual política expansionista, relacionando-a com as mudanças decorrentes da Reforma do Estado de 1995. O objetivo foi analisar como o financiamento das instituições estaduais acompanha seus processos de expansão e como isso se expressa na Universidade do Estado do Pará, no período de 2003 a 2010. Para tanto, foram utilizados dados dos Balanços Gerais do Estado do Pará, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, adotando, portanto, uma abordagem quanti-qualitativa. Os dados apontam que o PIB estadual cresceu no período, bem como a receita corrente líquida, porém, apesar de na aparência ter-se ampliado o repasse de recursos para a universidade, uma parcela ínfima corresponde a investimentos reais na expansão ocorrida. Reforça-se, por fim, o indicativo da ausência de uma política de financiamento. 

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Biografia do Autor

Giselle dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Giselle dos Santos Ribeiro é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Pará (UFPA), linha de políticas públicas educacionais. Especialista em Pedagogia da Cultura Corporal pela UEPA (2015). Licenciada em Educação Física pela UEPA (2013). 

Tayanne de Fátima Almeida Tabosa dos Reis, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Tayanne de Fátima Almeida Tabosa dos Reis é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Pará (UFPA), linha de políticas públicas educacionais. É graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal no Pará (UFPA). 

Valeria Silva de Moraes Novais, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Valeria Silva de Moraes Novais é doutoranda em Educação pela Universidade Federal no Pará (UFPA), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará e Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). 

Ana Paula Batista da Silva Brito, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Ana Paula Batista da Silva Brito é mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Pará (UFPA), linha de políticas públicas educacionais. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Federal do Pará. 

Emerson Duarte Monte, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém/PA

Emerson Duarte Monte é doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Políticas Públicas Educacionais e Educação Superior. Atual Coordenador do Curso de Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal (UEPA).

Referências

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Publicado

2017-11-12

Como Citar

Ribeiro, G. dos S., Reis, T. de F. A. T. dos, Novais, V. S. de M., Brito, A. P. B. da S., & Monte, E. D. (2017). O Financiamento das IEEs Brasileiras frente ao Processo de Expansão da Educação Superior: um estudo da Universidade do Estado do Pará (2003-2010). FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 7. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-70057

Edição

Seção

Artigos