A Meta 20 do PNE 2014-2024: compromissos e desafios para o contexto do financiamento educacional

Autores

  • Maria Dilnéia Espíndola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS
  • Maria de Fátima Martins dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-68621

Palavras-chave:

Política Educacional. Financiamento da Educação. Plano Nacional de Educação.

Resumo

O trabalho tece considerações acerca da viabilidade da Meta 20 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), a partir dos compromissos firmados e desafios colocados em sua materialização na atual conjuntura, para que se alcance, ao final do Plano, o montante de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil investido em educação. Trabalhou-se com a legislação educacional. Destacam-se as competências e responsabilidades assumidas pelos entes federados no que tange à efetivação do direito à educação por meio do seu financiamento, na medida em que a maioria das Metas e suas estratégias dependem tanto do esforço e condução monetário da União quanto de estados, distrito federal e municípios.

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Biografia do Autor

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Maria de Fátima Martins dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Maria de Fátima Martins dos Santos é Mestranda em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2017-05-08

Como Citar

Fernandes, M. D. E., & Santos, M. de F. M. dos. (2017). A Meta 20 do PNE 2014-2024: compromissos e desafios para o contexto do financiamento educacional. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 7. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v7-68621

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