Remuneração docente: quatro olhares convergentes

Autores

  • Luiza Freire Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-68055

Palavras-chave:

Remuneração docente. Política educacional. FUNDEF. FUNDEB. Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

Resumo

Este artigo apresenta a análise de quatro produções acadêmicas de pesquisadores do grupo “Remuneração de Professores de Escolas Públicas da Educação Básica no Contexto do FUNDEB e do PSPN”. O objetivo principal deste estudo foi verificar a complexidade do conceito de remuneração docente nessas produções e qual foi o ponto de partida dos autores para trabalhar esse conceito. Com a metodologia fundamentada na Análise Crítica do Discurso pretende-se verificar nos discursos dos autores selecionados como se dão as relações entre o trabalho docente, as condições orientadas pelos fundos (FUNDEF, FUNDEB) e o impacto da implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na remuneração docente.

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Biografia do Autor

Luiza Freire, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR – Brasil

Luiza Freire é Pedagoga pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestre (2009) e doutoranda pela UFPR. Bolsista de pesquisa no projeto “Remuneração de Professores de Escolas Públicas da Educação Básica no Contexto do FUNDEB e do PSPN” (Fase 2 – 2013/2017). A pesquisa é financiada pelo Observatório da Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orientador: Profº Dr. Marcos Edgar Bassi. 

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Freire, L. (2015). Remuneração docente: quatro olhares convergentes. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 5. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-68055

Edição

Seção

Artigos