Financiamento da educação e remuneração docente na educação básica: uma abordagem a partir de planos de carreira, vencimentos e composição remuneratória em 2010

Autores

  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Angélica P. Minhoto Universidade Federal de São Paulo
  • Rubens Barbosa de Camargo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Carreira docente, Valorização do magistério, Remuneração do professor, dispersão salarial.

Resumo

O texto apresenta aspectos conceituais, políticos e práticos da remuneração e carreira docentes como elementos de análise próprios da área de Financiamento em Educação. Estuda a estrutura da remuneração e da carreira, em diferentes Estados e municípios brasileiros, com o propósito de revelar o impacto das políticas de valorização docente. Entre outras, constata, em várias administrações públicas, a existência de valores de vencimento-base abaixo do piso salarial nacional e uma maior dispersão de vencimentos nas redes municipais de ensino. Conclui que, para definir e, sobretudo, para elevar o padrão remuneratório dos professores brasileiros, é imprescindível o aumento dos fundos destinados à Educação, além da pressão docente e da vontade política de gestores. 

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Publicado

2012-11-21

Como Citar

Jacomini, M. A., Minhoto, M. A. P., & Camargo, R. B. de. (2012). Financiamento da educação e remuneração docente na educação básica: uma abordagem a partir de planos de carreira, vencimentos e composição remuneratória em 2010. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 2. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/51386

Edição

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