Funbosque: remuneração dos professores de uma fundação pública para oferta de educação ambiental nas ilhas de Belém/PA

Autores

Palavras-chave:

Financiamento da Educação. Remuneração de Professores. Valorização Docente.

Resumo

O artigo analisa a composição e evolução da remuneração dos professores da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira de Belém/PA, compreendida como condição objetiva de realização e valorização do trabalho docente. O período analisado foi de 2009 a 2019, a metodologia utilizada foi o materialismo histórico dialético. Conclui-se que a remuneração inicial dos professores da Funbosque ainda garante atratividade na carreira, visto que apresenta valores superiores àqueles pagos a professores da mesma rede de ensino, que possuem vínculo com outras escolas da rede, bem como às médias recebidas por professores de redes estaduais, municipais e federal da região Norte e Brasil. Contudo, é importante destacar que a remuneração dos professores da Funbosque é composta em sua maior parte (67,2% em média) por gratificações, o que pode gerar impactos imediatos e futuros na remuneração destes profissionais, haja vista se tratar de elemento transitório, que pode ser retirado a qualquer tempo, como no momento da aposentadoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Cristina de Brito Mendes, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Danielle Cristina de Brito Mendes é pedagoga do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará; aluna do Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

Dalva Valente Guimarães Gutierres, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Dalva Valente Guimarães Gutierres é professora associada da graduação e da pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Pará; orientadora de Mestrado e Doutorado.

Referências

BASSI, Marcos Edgar; GIL, I-Juca. Remuneração de Professores de Escolas Públicas no Contexto do Fundeb e PSPN. In: GOUVEIA, Andréa Barbosa; PINTO, José Marcelino de Rezende; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Financiamento da Educação no Brasil. Campo Grande: Oeste, 2015. p. 257-279.

BELÉM. Prefeitura Municipal. Lei Orgânica do Município de Belém. Aprovada de 30/03/1990. Diário Oficial do Município de Belém, Belém, 1990a. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/semaj/app/Sistema/form_leis_2.php. Acesso em: 02 set. 2016.

BELÉM. Prefeitura Municipal. Lei 7.502 de 20 de dezembro de 1990 – Dispõe sobre o Estatuto do Funcionário Público de Belém. Diário Oficial do Município de Belém, Belém, 1990b. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/semaj/app/Sistema/form_leis_2.php. Acesso em: 02 set. 2016.

BELÉM. Prefeitura Municipal. Lei n° 7.528, de 5 de agosto de 1991 – Estatuto do Magistério. Diário Oficial do Município de Belém, Belém, 1991. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/semaj/app/Sistema/form_leis_2.php. Acesso em: 02 set. 2016.

BELÉM. Prefeitura Municipal. Lei nº 7673 de 21 de dezembro de 1993 - Dispõe sobre o sistema de promoção do grupo magistério da secretaria municipal de educação. Diário Oficial do Município de Belém, Belém, 1993. Disponível em: https://cm-belem.jusbrasil.com.br/legislacao/583728/lei-7673-93. Acesso em: 20 jun. 2020.

BELÉM. Prefeitura Municipal. Lei 7.747, de 02 de Janeiro de 1995. Autoriza o poder Executivo a criar o centro de referência em educação ambiental — Escola Bosque professor Eidorfe Moreira, na ilha de Caratateua, distrito de Outeiro, município de Belém e dá outras providências. Diário Oficial do Município de Belém, Belém, 1995.

BELÉM. Prefeitura Municipal. Decreto nº 85.655 de 02 de maio de 2016. Estabelece medidas de contenção e redução de despesas e limitação de empenho no âmbito do Poder Executivo, e dá outras providências. Diário Oficial do Município de Belém, Belém, 2016.

DEMO, Pedro. Educação e desenvolvimento sustentável: sobre o enfoque integrado do desenvolvimento. Caminhos da Educação. Belém: PMB/SEMEC, 1996. Série Planejamento, n. 4.

PEREIRA, Fernanda Maryelle. As Políticas de Remuneração Inicial para os Professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Belém no Período de 1991 a 2013. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

PINHEIRO, Raimundo Walber da Silva. Políticas de Remuneração de Professores da Educação Básica em Municípios do Estado do Pará. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

SALES, Luís Carlos; FRANÇA, Magna. Efeitos da Lei do Piso nos vencimentos de professores do Piauí e do Rio Grande do Norte no contexto da política de fundos. RBPAE, v. 34, n. 2, p. 461 - 478, maio/ago. 2018.

SILVA, Marilena Loureiro da. A Escola Bosque e suas estruturas educadoras: uma casa de Educação Ambiental. In: TRAJBER, Rachel; MELLO, Soraia (Org.). Vamos Cuidar do Brasil com as escolas. Conceitos e Práticas de Educação Ambiental na escola. Brasília: MEC/MMA/UNESCO, 2007. p. 115-122.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Mendes, D. C. de B., & Gutierres, D. V. G. (2021). Funbosque: remuneração dos professores de uma fundação pública para oferta de educação ambiental nas ilhas de Belém/PA. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/104552

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.